Franqueados Engajados

Franqueados engajados no mesmo propósito é a receita para uma rede de sucesso

Toda empresa possui metas e objetivos. Os objetivos são resultados ou situações que esperamos atingir e as metas são as etapas que gradativamente nos levarão a alcançar esses objetivos. E tão importante quanto os dois é o propósito, que pode ser definido como a essência de nossa existência, ou seja, o porquê para fazermos as coisas. Quanto antes descobrirmos nosso propósito, mais fácil será alinhar nossas expectativas e decisões em qualquer âmbito da vida. Normalmente, o propósito é capaz de impactar de maneira positiva a vida de muitas pessoas fora da organização, enquanto que as metas e objetivos tendem a direcionar a organização para alcançar esse propósito.

Quando fazemos o que gostamos e, sobretudo, o que acreditamos, trabalhamos mais felizes e, consequentemente, obtemos mais resultados. Quando toda uma rede está imbuída no mesmo propósito, uma força a impulsiona a realizar melhor seu trabalho. No caso do setor de franquias, esse comportamento aumenta significativamente o engajamento dos franqueados e colaboradores e isso proporciona um caminho mais suave na busca pelos resultados.

 Transmitir o propósito da empresa aos franqueados não é uma tarefa difícil, pois quando fazemos as coisas com paixão e entusiasmo, tudo parece mais simples. A comunicação clara e transparente em canais adequados colabora com essa transmissão. O verdadeiro desafio está em inovar constantemente, pois há várias maneiras de se realizar um determinado propósito e a inovação na maneira de buscar incessantemente essa realização torna-se determinante para o sucesso.

Compreender as mudanças que ocorrem no mundo à nossa volta e mudarmos na mesma velocidade sem perder nosso propósito de vista é nosso principal desafio e é algo que realmente se faz necessário nos dias atuais. As novas gerações estão a cada dia mais em busca do “ser” em detrimento do “ter” e esse comportamento colabora com a realização do propósito. Engajar, cultivar cada vez mais os valores e fomentar a transparência nos relacionamentos são desafios constantes na busca pela realização do propósito.

Nós, da Casa do Construtor, criamos uma rede bastante participativa e aberta junto aos nossos franqueados. Possuímos Conselho de Franqueados e Comitês Temáticos. Realizamos, anualmente, nossa convenção e nossa reciclagem, além de inúmeros encontros regionais. Para afirmarmos que nossos franqueados estão alinhados ao propósito da empresa, antes de mais nada, precisamos constatar o engajamento da rede. Franqueados engajados participam dos eventos promovidos pela franqueadora, trazendo sugestões e soluções. Comprometem-se com as ações e criam inovações constantes, seguindo os padrões da franqueadora.

Quando percebemos um distanciamento do franqueado em relação à franqueadora, é sinal que algo não vai bem. Normalmente há um problema de comunicação ou alinhamento e esse problema interfere diretamente na busca pelo propósito. É esse o momento da franqueadora buscar um realinhamento de expectativas e, juntos, vislumbrarem uma solução, que pode ser a correção da comunicação ou, até mesmo, encontrar outras alternativas. O mais importante é que uma situação isolada como essa não pode impactar de maneira negativa no propósito da rede.

Não há segredo. Para que toda uma rede de franquias esteja engajada no mesmo propósito, a franqueadora não pode abrir mão da comunicação clara, transparente e objetiva, do respeito às pessoas, da cultura e base sólida de valores, da capacitação constante, de processo adequado de seleção de franqueados, de canais diretos de ouvidoria junto à rede, de compreensão do mercado no qual está inserida e de relacionamentos sólidos.

Fonte: SuaFranquia

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Attentive Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo. Será um prazer conversar com você!

Siga-nos no Facebook: @attentivecontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *