Conquistar e fidelizar clientes é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. E uma das melhores maneiras de conquistar esses objetivos é ter um nível de excelência em uma das atividades mais básicas do empreendedorismo: o atendimento.
No entanto, criar uma relação direta com o cliente pode não ser tão simples quanto parece, afinal, atender implica em conversar, escutar, convencer e conquistar. Isso só pode ser feito de maneira consistente quando você investe em uma boa gestão de atendimento. Para te ajudar nesse passo, listei três dicas para que sua Pet Shop brilhe nesse quesito. Ficou curioso? Então continue a leitura!
Treine sua equipe
Quando o assunto é atendimento, não há meio termo: é a sua equipe que fará a diferença. Afinal, são os vendedores, cuidadores e demais atendentes que estarão em contato direto com os seus clientes e cabe a eles o papel de fazer um bom trabalho.
Para manter esse processo com excelência, no entanto, não basta contar com os talentos naturais dos seus funcionários, é preciso que sua equipe receba treinamento constante para aprimorarem suas capacidades de estabelecer boas relações interpessoais.
Por isso, é importante que a sua equipe receba uma orientação constante do que a empresa considera ser um atendimento cordial e completo, que recebam ferramentas para evitar conflitos e resolvê-los, além do treinamento técnico básico, para que tenham capacidade de apresentar os seus produtos e serviços da melhor maneira possível para cada um dos clientes.
Faça avaliação de resultados
Detectar problemas para poder consertá-los, encontrar os pontos fortes que devem ser melhorados na sua equipe. Essas duas regras básicas são vitais para o seu Pet Shop e só podem ser colocadas em prática se você for capaz de fazer um diagnóstico preciso do seu negócio.
Por isso, mais do que acompanhar a evolução financeira da sua empresa, também utilize métricas para avaliar o atendimento. Quantas vendas são fechadas por dia? Quantos clientes retornam ao seu Pet Shop depois do primeiro atendimento? Quando potenciais clientes entram na sua loja, mas não acabam fechando nenhuma compra ou solicitando nenhum serviço? Responder essas perguntas de maneira consistente e poder comparar os dados ao longo dos meses é um passo básico no gerenciamento do seu atendimento.
Lembre-se de que esses dados não devem ser trancados a sete chaves nas planilhas do gestor: eles devem ser compartilhados com a equipe para que todos saibam, de forma documentada, como está sendo realizado o atendimento da empresa.
Crie interação constante com o cliente
Nós já falamos que a sua equipe de atendentes na loja é a ponta de lança na sua relação com o cliente. No entanto, essa interação não deve ficar restrita apenas ao balcão da sua loja. É importante que o comprador se sinta valorizado mesmo durante a pré-venda quanto na pós-venda.
Atualmente, vivemos na era da informação, e as interações que seu Pet Shop estabelece com os compradores e possíveis compradores em ambientes virtuais, como o site e blog institucional da empresa ou mesmo nas redes sociais pode fazer a diferença na hora de melhorar as vendas. É o que eu sempre digo aos meus amigos empreendedores: faça com que esses espaços sejam mais do que uma vitrine virtual da sua loja e os transforme em um verdadeiro canal de diálogo com os seus clientes.
Escute e responda (de maneira educada e profissional!) as críticas, esclareça dúvidas e disponha conteúdo para que seus clientes possam cuidar melhor dos seus animaizinhos mesmo quando estiverem em casa. Sempre de maneira clara e ágil — ninguém gosta de ficar esperando a resposta de uma mensagem por dias e dias, certo?
Você está preparado para vencer o desafio de criar uma boa gestão de atendimento para os seus clientes? Então talvez seja a hora de encarar — e vencer os outros obstáculos que aparecem no dia a dia do empreendedor.
Fonte: Guia Empreendedo