Franqueados e franqueadores costumam cometer alguns erros clássicos quando o assunto é Gestão de Franquias.
E o pior: esses erros podem levar o seu negócio a enfrentar sérios problemas! Quer saber quais são os erros clássicos cometidos durante a administração de uma franquia e como evitá-los?
Continue conosco!
Não conhecer o mercado a fundo
Esse é o pior dos erros que qualquer empresário pode cometer durante a sua vida. Investir em uma oportunidade de negócio sem entender as peculiaridades do mercado pode significar uma queda dolorosa.
Por isso, é importante estudar sobre o mercado e entendê-lo de verdade, não somente alguns detalhes e o que é falado na mídia!
Faz parte da gestão de franquias estar atento ao mercado o tempo todo. Isso porque não basta simplesmente acreditar que o franqueador fornecerá tudo que é necessário para a franquia. Não é assim que funciona!
Não conversar com os clientes, não realizar pesquisas sobre o público-alvo, não compreender quais as reais necessidades e os desejos dos clientes é algo que muitas franquias, franqueados e franqueadores insistem em errar. E, novamente, é um erro que não pode ser cometido!
Visão divergente entre franqueadora e franqueado
No começo, tudo são rosas. O problema está em quando uma franquia deseja crescer ou expandir suas atividades conforme os desejos do franqueado, mesmo que isso vá contra algumas diretrizes da franqueadora. O resultado é um só: ambas as partes se desentendem, falta comunicação, falta alinhamento e, por fim, o trabalho é prejudicado, os clientes são prejudicados e ninguém aproveita todo o potencial da relação benéfica entre franqueado e franqueador.
Qualidade x custo
A Gestão de Franquias pode ser muito difícil quando falta alinhamento entre franqueado e franqueador. Contudo, questões financeiras também interferem nisso! É preciso tomar muito cuidado com as finanças do seu negócio, principalmente em tempos difíceis. Pode parecer tentador remover algumas funcionalidades dos produtos ou serviços oferecidos, ou mesmo reduzir a qualidade do que é oferecido, buscando também uma redução de preço. Mas, a verdade é que essa prática funciona como um verdadeiro tiro no pé.
A franquia ficará com uma fama ruim e as reclamações pesarão tanto para o franqueado quanto para o franqueador. Por isso, é bem importante tomar cuidado com a Gestão de Franquias e com a saúde da sua reputação!
Achar que está tudo bem, o tempo todo, com a gestão de franquias
Muitos franqueados têm o péssimo hábito de seguir o modelo de negócios da franquia de forma completamente engessada, e esquecem de escutar os clientes para investigar possíveis melhorias a serem feitas. É bem comum encontrar desafios que não são levados à franqueadora e continuam sem solução como se fosse um problema causado ou perpetuado pelo modelo de negócios da franquia.
É importante ouvir os clientes, receber sugestões, e investigar o que é mais vantajoso para todos, promovendo a construção de um relacionamento amigável, transparente e lucrativo.
Agora que você já conhece os principais erros de uma gestão de franquias, pode começar a evitá-los na sua franquia! Entre em contato com a Attentive e saiba tudo que você precisa para sua franquia começar com o pé direito!