Como qualquer outro negócio, é necessário ter alguns cuidados com a gestão de pet shop. É preciso ter muito controle sobre as finanças, manter o estoque bem organizado e saber negociar com os fornecedores para garantir os melhores preços e produtos para os seus clientes. Também é preciso ter sensibilidade ao atender os seus clientes e seus bichinhos de estimação. Afinal, para muitas pessoas, o pet é parte da família.
Algumas dicas são essenciais para garantir todos esses elementos. Confira no post, 5 dicas para melhorar a gestão de pet shop.
Como melhorar a gestão de pet shop
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Organize o seu estoque
Um estoque bem organizado é essencial para garantir um atendimento de primeira aos seus clientes e para fazer o melhor uso possível dos recursos do seu negócio. Só assim, você evita perder vendas por falta de mercadorias e não mantém parte do dinheiro da loja preso em itens que têm pouca saída. No caso de um pet shop, o cuidado deve ser ainda maior: muitos dos produtos são perecíveis e podem estragar se ficarem muito tempo no estoque.
Analise quais são os produtos mais vendidos: estes não podem faltar no estoque. As mercadorias que apresentam menos saída devem ser adquiridas em menor quantidade. Além disso, é bom ficar de olho na validade dos seus produtos: se houverem itens com prazo expirando, considere fazer uma promoção para vendê-los com rapidez e diminuir o prejuízo.
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Escolha uma boa empresa para realizar o frete
Se a sua loja vender produtos online, é comum o uso de frete para realizar a entrega dos produtos comprados. Nesse caso, vale avaliar como está a qualidade do serviço: os clientes recebem a mercadoria no prazo? Há reclamações relacionadas à entrega? Se um cliente compra uma ração para gato, por exemplo, e não receber o produto na data prometida vai ficar com uma péssima impressão do seu pet shop. Evite que isso aconteça, escolhendo uma empresa confiável para realizar as entregas dos seus produtos.
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Peça o feedback dos seus clientes
Use a opinião dos seus clientes para melhorar a qualidade da gestão do seu pet shop. Você pode fazer isso do modo tradicional – deixando uma caixa de sugestões no balcão loja – ou optar por meios modernos, como as redes sociais. A ideia é identificar quais são os pontos fracos do seu negócio, do ponto de vista do cliente, e buscar soluções para eliminar estas fraquezas.
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Faça do seu fornecedor um aliado
Uma boa gestão também depende de uma boa relação com os seus fornecedores. Assim, você tem uma maior abertura para negociar descontos e para fazer pedidos emergenciais, por exemplo. Pagá-los em dia e aprimorar os seus argumentos de negociação são exemplos de cuidados fundamentais para garantir um bom relacionamento.
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Invista em tecnologia
Já existem tecnologias que garantem mais precisão e agilidade na administração do seu negócio. Sistemas de gestão empresarial, por exemplo, garantem uma maior organização e controle do seu estoque e sobre o financeiro do pet shop. Este também é um sistema fundamental para que você tenha uma visão completa do seu negócio.
Além disso, com um bom sistema de gestão, você terá mais agilidade na hora de organizar e executar as suas tarefas diárias e de realizar o atendimento ao cliente. Use a tecnologia a favor da gestão de pet shop!
A gestão de seu pet shop já apresenta todos os elementos necessários para garantir o sucesso do negócio? Deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários.