Orçamento Base Zero

A importância do Orçamento Base Zero na redução de custos e despesas das empresas

Todo negócio, para que produza bons frutos financeiros, precisa ter um Planejamento Estratégico do Orçamento Empresarial. Isso significa que a empresa precisa seguir a linha estratégica, trazendo os resultados na prática para não errar no controle financeiro.

É claro que nem tudo é tão simples assim na prática. Contas a pagar, a receber, pagamentos, faturas, duplicatas, crédito, débito, nem sempre é tão fácil acertar.

Exatamente por isso, o Orçamento Base Zero (OBZ) vem auxiliar trazendo um método de lidar e endereçar cada uma dessas dificuldades.

Mas o que é Orçamento Base Zero?

O OBZ é uma ferramenta de estratégia financeira. Com ela é possível elaborar um Planejamento Orçamentário de determinado período, a partir de uma base zero. A Base Zero, por sua vez, são as receitas, despesas e investimentos feitos anteriormente.

Muitas empresas que elaboram seu orçamento de modo convencional, entendem que todos os gastos do exercício anterior sejam necessários para que todas as metas sejam alcançadas. Na verdade isso pode ocasionar um orçamento inchado e que não atende a estratégia, pois os valores não são analisados cuidadosamente.

Exatamente por isso, na metodologia OBZ são analisados as receitas, despesas (custos) e investimentos de acordo com a necessidade estratégica da empresa, sem se preocupar com os valores conquistados anteriormente.

Vantagens do OBZ

Uma das características desse tipo de metodologia de controle financeiro é a fácil identificação de gastos e despesas supérfluas.

Ou seja, a cada período é identificado às necessidades para o mesmo de modo estratégico eliminando tudo o que é desnecessário e liberando orçamento para investimentos em outros requisitos que possam ser importantes, no entanto, caso não fosse essa disponibilidade, o mesmo não teria sido percebido.

Sendo assim, o Orçamento Base Zero:

  • Amplia a visão estratégica da empresa em todos os departamentos trazendo recursos de modo eficiente;
  • Elimina tudo aquilo que não gera valor;
  • Auxilia na detecção de orçamentos inflados;
  • Complementa o processo de tomada de decisões;
  • Colabora com a melhoria da comunicação na empresa.

Em que momento pode-se aplicar o OBZ (Orçamento Base Zero) na minha empresa?

Em todas as etapas da Gestão Orçamentária, o OBZ é importante e pode facilmente ser adequado, como por exemplo:

Desde a elaboração de projeção de vendas, análise dos canais de distribuição, projeção de deduções de vendas, custos variáveis, comissões, despesas com pessoal, despesas operacionais e investimentos.

Isso se dá desde o início do processo, pois ao se realizar um Orçamento de Venda é muito comum as empresas adotarem custos dos produtos num determinado período anterior, sem levar em consideração as mudanças atuais.

Agindo deste modo, uma análise detalhada da situação atual, é passada em branco e assim pode se deixar passar também custos desnecessários, ou ainda gastos supérfluos.

Com isso é importante a aplicação do OBZ (Orçamento Base Zero) desde o início do processo.

Conclusão

O OBZ (Orçamento Base Zero) é uma excelente opção para a redução de custos que inviabilizam o seu negócio, de modo a identificar a real necessidade em cada etapa do processo a cada período.

Sendo assim, fica claro que esse orçamento é importante para a contabilidade da sua empresa, uma vez que gera situações diferentes a cada mês devido à próprias variações dos períodos incidentes.

Por isso, se você está procurando um meio de detectar os custos e reduzí-los ao máximo em pouco tempo, essa é uma ferramenta ideal para o seu negócio, porque pontua realmente o que você precisa!

Fique atento a essa informação e não falhe mais! Que tal fazer hoje mesmo sua solicitação de Orçamento Base Zero na Redução de Custos da sua empresa?

Até Breve!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Talvez você fique surpreso ao ouvir o termo: contabilidade para…