Se Você Não Conhecer E Aplicar As Leis Da Publicidade, Todo Seu Trabalho De Reconhecimento No Mercado Será Em Vão!
A publicidade é uma profissão antiga, afinal, não é de hoje que a necessidade de propagar informações, seja com cunho de venda, informações voltadas para conscientização, entre outros, é tão presente na sociedade.
Todavia, com o passar do tempo, o papel da publicidade foi regularizado, existindo, hoje, leis da publicidade que regem tudo o que abrange esse assunto.
Sendo assim, se você, empreendedor, não conhecer essas leis, sua agência estará fadada às ruínas, independentemente dos esforços que você teve para torná-la reconhecida no mercado.
Como nem eu e nem você queremos isso, elaboramos este artigo especialmente para tratar sobre a importância de conhecer as leis da publicidade e garantir que a sua agência não corra riscos, mas sim, permaneça em ascensão!
E então, vamos lá? Boa leitura!
Qual a importância de leis da publicidade?
A campanha publicitária tem como objetivo propagar alguma ideia, ação, produto, serviço e afins e, de alguma forma, impactar as pessoas que consomem a campanha.
Sendo assim, a existência de leis é vital para que pessoas não sejam enganadas, ofendidas, caluniadas ou até mesmo expostas de alguma forma. Ou seja, todas as leis existem para proteger a todos de qualquer um desses pontos.
As leis da publicidade se referem principalmente a:
- Identificação de que é uma campanha publicitária: ou seja, é imprescindível deixar claro que aquele conteúdo é de cunho publicitário;
- Direito autoral e plágio: é inadmissível o plágio e direitos autorais devem ter autorização prévia do dono;
- Publicidade infantil: há restrições quando crianças e adolescentes são escalados para peças publicitárias;
- Honestidade: é vetada qualquer propaganda enganosa.
Fique atento ao CONAR!
O CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária é uma instituição que visa regulamentar as ações publicitárias, evitando, assim, problemas relacionados às campanhas que são realizadas.
Essa instituição tem grande força e é fundamental para analisar e julgar situações onde se encontrem irregularidades nas campanhas, como em casos de desrespeito a outras marcas, desrespeito ao povo, propaganda enganosa, entre outros.
Dessa forma, é essencial estar atento ao que é vetado pelo CONAR e as informações divulgadas para que a sua agência não corra riscos de ter campanhas tiradas do ar.
Impeça o fim de sua agência!
Ter uma agência de sucesso é desafiador, afinal, o mercado publicitário é extremamente competitivo e exige muito cuidado para que a criatividade não ultrapasse os limites impostos.
Sendo assim, esteja sempre a par de todas as leis que o código do CONAR diz, e impeça que sua agência se acabe por descumprir qualquer lei da publicidade.
Você não está sozinho!
Sabemos o quanto é desafiador ter o compromisso de fazer campanhas publicitárias extraordinárias, respeitando a lei e garantindo que sua agência funcione de forma impecável. Porém, você não precisa cuidar de tudo sozinho.
Nós, da Attentive, somos uma contabilidade especializada em agências de marketing e estamos dispostos a cuidar de todos os aspectos burocráticos fiscais para você! Dessa forma, você terá a tranquilidade para criar campanhas incríveis e estar atento a todas as leis da publicidade que precisa seguir.
Estamos aguardando o seu contato para, juntos, levarmos o seu trabalho a outro nível, sendo impecável em todos os aspectos.