Entre as 3 opções possíveis no Brasil, será que você já sabe qual o melhor regime tributário para engenharia civil? Descubra agora!
Saber qual o melhor regime tributário para engenharia civil é imprescindível para o engenheiro empreendedor, que deseja alcançar o sucesso com o seu negócio. Mas, não é uma tarefa fácil, e muitos engenheiros sobem pelas paredes quando o assunto é escolher o melhor regime de tributação.
Hoje é o dia disso terminar, pelo menos para você! É hora de saber como reduzir os custos do seu negócio e aumentar os seus lucros.
Então, vamos lá! Nós, da Attentive Smart, ajudaremos você a alcançar seus objetivos.
Uma breve introdução do que falaremos aqui
Construir sonhos depende de muita técnica, anos de estudo e experiência. Acreditamos que você já tenha tudo isso, mas mesmo assim, saiba que tudo isso pode ser irrelevante quando o assunto é economizar. Isso porque a situação econômica e tributária do Brasil não costuma favorecer empresários, e qualquer deslize pode colocar sua empresa em maus lençóis.
Não é incomum que empresários se sintam acuados por conta da quantidade de impostos que pagam, e é mais comum ainda encontrar donos de empresas que pagam impostos a maior, desnecessariamente, se me permite dizer.
É claro que a Receita Federal não emitirá um aviso a você, como “ei, estou devolvendo os impostos que você pagou a mais nos últimos anos, somos amigos, tá?”
Pelo contrário… Se você paga algo a menos, será notificado, mas se paga a mais, está tudo bem… Para eles.
Por isso, hoje vamos desvendar os mistérios sobre qual o melhor regime tributário para engenharia civil e como um planejamento tributário pode ser extremamente útil para evitar surpresas desagradáveis e economizar dinheiro.
Chega de papo, vamos às dicas!
Escolhendo o melhor regime tributário para sua empresa de engenharia civil
Primeiro: saiba que não é fácil escolher o regime tributário mais adequado à sua realidade como empresa. Existem várias peculiaridades que influenciam na escolha e que podem ser radicalmente diferentes entre uma empresa e outra. Falaremos mais disso a seguir. Agora, conheça os 3 regimes tributários vigentes no Brasil:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido e
- Lucro Real.
O que influencia na escolha do melhor regime tributário para engenharia civil?
É agora que o bicho pega. Veja só os fatores que influenciam na escolha:
- O porte da sua empresa;
- O faturamento do seu negócio;
- O objetivo e atividade-fim desenvolvida pela sua empresa;
- A quantidade de funcionários que você possui.
“E agora? Como eu vou saber qual é o melhor regime tributário?” – Você me pergunta…
Calma. Existe uma solução – NÃO FAÇA ISSO POR CONTA PRÓPRIA! Busque um contador especializado na contabilidade para engenheiros, pois a contabilidade pode te ajudar a encontrar o melhor caminho para colocar sua empresa em pleno equilíbrio e economizar de verdade!
E agora? Quando um regime tributário é bom para o meu negócio?
Para saber qual o melhor regime tributário para engenharia civil, é preciso entender se a sua empresa cumpre alguns requisitos fundamentais.
Veja só:
Lucro Real para Engenheiros
Quando o Lucro Real para Engenheiros é vantajoso?
- Quando a margem de lucro da sua empresa for reduzida ou apresentar algum prejuízo;
- Quando suas despesas fixas e operacionais existirem em grande quantidade, visto que isso dará direito a créditos não cumulativos para impostos PIS/COFINS.
Quando é OBRIGATÓRIO?
Se o seu faturamento anual for acima de R$78 milhões, você estará obrigado a ser enquadrado no Lucro Real.
Lucro Presumido para Engenheiros
Aqui, os impostos federais são apurados com base em uma margem de lucro que já é pré-fixada pela lei. Por isso, acaba sendo mais simples apurar impostos como a CSLL e o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas.
Quando o Lucro Presumido para Engenheiros é vantajoso?
-
- Quando o seu lucro for maior do que a margem de lucro que foi presumida;
- Quando os custos operacionais forem baixos;
- Quando você tiver baixo custo com a folha de pagamento.
E quando não é vantajoso?
- Quando o seu lucro real for MENOR do que o que foi presumido, visto que a margem de presunção é a base para a apuração de impostos.
Simples Nacional para Engenheiros
Quando o Simples Nacional é vantajoso?
- Quase sempre, a menos que o seu negócio esteja sujeito ao FATOR R. Nesse caso, ainda será possível optar pelo regime tributário e aproveitar as suas vantagens, se os custos com a folha de pagamento corresponderem a 28% ou mais do faturamento. Abaixo disso, as alíquotas são maiores.
E então? Qual o melhor regime tributário para engenharia civil?
A conclusão é que é impossível dizer, sem uma análise aprofundada, qual o melhor regime tributário para engenharia civil. Entre os 3 disponíveis, é preciso avaliar os aspectos que já mencionamos e entender a situação da empresa e as possibilidades. Na dúvida, consulte um contador especializado em contabilidade para engenheiros, ele te ajudará com um planejamento tributário sólido, pensado especialmente para a sua empresa!