Mercado pet: tudo que você precisa saber antes de investir

Você gostaria de investir em um mercado próspero, à prova de crises e em pleno crescimento?

O mercado pet, com certeza, é uma ótima opção de negócio para aqueles que, além de empreendedores, são apaixonados por animais ou ao menos entendem a conexão entre seus donos e bichos de estimação.

Esse é um mercado pouco afetado pela crise financeira. Enquanto outros segmentos demitiram e encolheram, o mercado pet cresceu. Mesmo assim, é preciso conhecer as características desse segmento do mercado para ter um negócio de sucesso.

Independentemente do ramo, todo novo negócio requer conhecimento e muita força de vontade. Estamos aqui para ajudá-lo nessa missão.

Nesse sentido, preparamos dicas e orientações úteis para você que deseja empreender no mercado pet com mais assertividade e sucesso.

Confira!

Introdução – O que você precisa para começar no mercado pet

empreendedor pet
Fique atento às nossas dicas para ser um empreendedor mais consciente!

Antes de tudo, tenha algo em mente: NÃO DESISTA! Vai parecer difícil no começo, mas todo início é assim. A economia está voltando a aquecer e lembre-se: o segmento pet nunca esfriou.

Em 2017, o mercado pet tem uma previsão de faturamento de 19,2 bilhões de reais. É uma expansão de quase 7% em relação ao ano passado.

Não é sem motivos que o mercado pet é um dos que mais cresce no Brasil e já representa 0,38% do PIB.

Você escolheu um ótimo mercado para investir seu dinheiro e esforços. Ao seguir nossas dicas, com certeza você estará um passo à frente de muitos concorrentes que começaram sem estudar o mercado pet:

Foque em um único serviço

O mercado pet é rico e cheio de oportunidades em diversas frentes. Desde clínicas veterinárias até creches específicas para os bichinhos. Serviços como petsitter, banho e tosa, adestramento, alimentação e acessórios deixam a lista ainda maior!

No início, é melhor que seu foco esteja em um serviço mais específico, direcionando seus esforços para fazê-lo dar certo mais rápido. O mercado pet possui projeções favoráveis, mas competitivas. Focar em um nicho pode ajudá-lo a se diferenciar dos demais.

Se você pretende ser um pet shop, foque em ser o melhor pet shop da sua região. Depois, agregue outros serviços. Caso pretenda iniciar um serviço de assinatura mensal que entrega artigos pet, por exemplo, faça disso o seu negócio.

Evite começar sua nova empresa ‘tentando abraçar o mundo’. Isso pode ser fatal para o seu sucesso.

Tenha um Plano de Negócios

Em outra ocasião já dissemos que o principal erro ao abrir uma clínica veterinária é a falta de planejamento sobre o negócio.

Procure conhecer as oportunidades e ameaças do mercado pet. Identifique os concorrentes e planeje um posicionamento no mercado.

Um bom plano de negócio não precisa ser complexo, mas deve ser completo. Com informações sobre o ramo de atividade, público-alvo, localização da empresa, custo inicial, fornecedores e claro, uma análise financeira do projeto.

Atrás de toda empresa bem-sucedida está um plano de negócios estruturado, feito com atenção. Comece por aí. Já falamos especificamente sobre plano de negócios para pet shops aqui. Acredito que pode te ajudar.

Conheça seu público

Como qualquer negócio, mesmo com números macroeconômicos positivos, se você não conhecer seu público e entregar o que ele espera, dificilmente crescerá.

Saber identificar seus clientes potenciais, suas necessidades e características é parte fundamental de um negócio consciente e sólido.

Defina um público-alvo dentro de um planejamento. Responda perguntas como: onde ele vive? O que consome? Quais sites acessar? Que bairro mora?

Se não tiver dados concretos, faça pesquisas em campo, perguntando o que as pessoas esperam de um serviço eficiente. Procure as lacunas do mercado. Ao preenchê-las, você terá uma empresa de valor em mãos.

Você também pode formular questionários online e publicar em grupos do facebook que têm sinergia com o mercado, pedindo a opinião de quem é da área.

Não tenha vergonha em pedir investimento

O sonho de muita gente é fazer seu dinheiro render cada vez mais. Essas pessoas têm o dinheiro, mas não sabem onde investir. É aí que você e um bom plano de negócios entram!

É bastante comum empreendedores buscarem investidores dispostos a apostar em novas empresas, mesmo que não se envolvam diretamente com a gestão.

Esses investidores querem ter a certeza de que estão aplicando seu dinheiro em pessoas que sabem o que estão fazendo e onde querem chegar.

Existe uma técnica bastante interessante, específica para apresentar ideias de negócios para possíveis investidores. O coach Eduardo Corrêa, em seu blog, mostra como o chamado “pitch de elevador” pode te ajudar a conseguir o investimento que você procura.

Essa técnica baseia-se no conceito da “conversa de elevador”: você precisa conseguir apresentar uma ideia de negócio consistente em até 5 minutos e convencer o investidor que sua proposta é interessante.

Para isso, tente resumir sua ideia de negócio respondendo estas 5 perguntas abaixo:

  1. Qual o problema você irá resolver?
  2. Qual mercado você irá atuar?
  3. Qual é sua solução?
  4. Quais são seus diferenciais?
  5. Qual investimento está buscando?

Respondendo a cada uma delas, de modo resumido, fazendo as ligações entre as respostas e criando um texto capaz de ser apresentado em 5 minutos ou menos, você estará pronto para conseguir o investimento que procura.

Apresentar números e projeções positivas do mercado pet também pode ser um ótimo complemento à sua ideia de negócio.

Não pare de estudar

Aprenda cada vez mais sobre seu negócio.

Perceba que tudo o que já dissemos está situado ANTES de você abrir as portas de seu novo negócio. Mesmo depois de estabelecer-se no mercado, não pare de aprender e de inovar.

Muitas empresas conseguem chegar ao topo, mas pouquíssimas conseguem manter-se acima dos concorrentes.

Conclusão

Pronto para entrar no mercado pet e aproveitar o seu crescimento?

 

Algumas decisões podem ser tomadas já no início do processo de abrir um negócio dentro do universo pet. Independente do serviço que você decida oferecer, esteja atento às formas de facilitar seu trabalho e de seus futuros colaboradores.

Diversas vezes, deixamos de investir em uma ferramenta, acreditando não ser o momento, ou até mesmo, pela falta de necessidade.

Em nosso blog você poderá aprender mais sobre como iniciar sua jornada no mercado pet:

Saiba que muitos problemas e dificuldades podem ser facilmente superados com ferramentas, seja na área de gestão do seu negócio ou no controle financeiro, por exemplo.

A dica final é: busque por facilitadores. Utilize ferramentas que ajudem você durante o dia a dia, trazendo benefícios para você, seus clientes e colaboradores.

Sistemas específicos para a gestão de negócios do segmento, como o Pet Shop Control, podem ajudar em áreas como:

As dicas apresentadas neste artigo servem para todos os tipos de serviços e negócios pet. Elas com certeza podem ajudar você a iniciar seu empreendimento de modo consistente e seguro.

Como citado: os números são positivos e o futuro reserva boas surpresas.

Basta estar preparado!

Fonte: Pet Shop Control

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