A Nota Fiscal Eletrônica foi, sem dúvida alguma, uma das grandes novidades para os empreendedores, e veio com o advento da tecnologia e da era da internet. Hoje, ela já é uma grande conhecida no mundo do comércio.
Entenda mais sobre essa ferramenta e descubra por que ela é tão necessária!
Tenha em mente que, ainda que a NFe já não seja mais uma novidade, ainda há muitos empreendedores que não compreendem a totalidade do seu uso.
Quais são os benefícios da NFe?
Bom, para o empreendedor que já está no mercado há algumas décadas, a NFe pode nunca ser tão eficaz quanto a Nota Fiscal mais antiga. Isso depende, é claro, de uma série de fatores, que inclui o ponto de vista individual de cada um.
Mas isso não significa que ela seja menos útil que a sua contraparte em papel, muito pelo contrário! Significa, na verdade, que essa tecnologia não conquistou a todos de primeira, e demorou um pouco a permear nas camadas de empreendedores mais velhos.
O fato é: essa tecnologia é obrigatória, e o seu uso deve se tornar um hábito para quem deseja empreender. O motivo? Simples, cada vez mais, novas regras compõem a utilização da Nota Fiscal Eletrônica, e não adotá-las representa uma irregularidade.
Adeus papel, olá Nota Fiscal Eletrônica!
A NFe funciona quase como um documento de identidade de determinado produto vendido. Ou seja, para uma empresa vendê-lo, precisará emitir as notas fiscais eletrônicas regularmente, principalmente com o advento do CEST.
CEST – mais uma regra para a Nota Fiscal Eletrônica!
Você deve estar se perguntando o que é esse tal de CEST. A sigla representa o Código Especificador da Substituição Tributária, regulamentado a partir do convênio ICMS 92/15 , que deverá englobar produtos onde a substituição tributária é aplicável.
O CEST é um código composto por sete dígitos, e deverá estar presente nas notas fiscais de produtos que possibilitem a substituição tributária.
Obrigatório a partir do próximo dia 1 de abril, o CEST impossibilitará comerciantes que não estejam cadastrados no sistema de vender.
Você pode conferir A tabela do CONFAZ para verificar quais produtos se enquadram na substituição tributária.
Também é a partir da NFe que um cliente consegue comprovar que comprou um determinado produto.
Isso não significa, porém, que atividades comerciais pararam de gerar notas fiscais em papel. Isso ainda acontece!
A NFe possui benefícios a serem obtidos, como:
- Maior organização;
- Poucas chances de haver perdas;
- Total regularidade para as vendas;
- Terreno preparado para o CEST;
- Armazenamento digital por cerca de 180 dias.
Dessa forma, fica claro que a Nota Fiscal Eletrônica representa uma oportunidade muito melhor para os empreendedores, mas veja só: é preciso ter cuidado! A contabilidade para NFe se faz necessária. Mas, por quê?
Contabilidade para Nota Fiscal Eletrônica – por quê?
Como mencionado, a Nota Fiscal Eletrônica serve como um comprovante de regularidade para que determinado negócio continue a promover suas atividades comerciais, isto é, vender.
Isso significa que o seu negócio estará em uma boa situação perante a Receita Federal.
A Contabilidade também se faz importante para o armazenamento das notas fiscais eletrônicas, já que o contador já está pronto para realizar esse tipo de serviço, possuindo servidores e conhecimento para manter a situação do seu negócio em ordem.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Attentive!
Sucesso e até breve.