Manter Uma Agência De Marketing Exige Compromisso E Seriedade Com IRPJ E Outras Questões Tributárias Para Não Cair No Prejuízo!

Entenda melhor sobre o IRPJ antes de abrir a sua empresa e evite transtornos relacionados aos pagamentos de tributos!

A abertura de uma empresa é um sonho para muita gente. Após participar de uma formatura do curso de comunicação, presenciei muitos colegas planejando abrir suas agências com a cabeça cheia de ideias, mas sem planejar os pormenores burocráticos fiscais que, com certeza, surgiriam em breve

Sugeri ajudar com algumas dicas importantes e alguns deles aceitaram meus conselhos.

A ideia de gerir o próprio negócio, coordenar pessoas e setores em que passou anos estudando para se especializar pode parecer satisfatória e até fácil. E pode mesmo ser, se você tiver paciência, disposição e capital para estruturar a sua sede

Porém, é preciso estar sempre atento a alguns detalhes que podem vir a ser uma grande ajuda um ou grande problema para a vida da sua agência. O pagamento correto da tributação é, talvez, o detalhe mais importante na sua jornada profissional como dono de um negócio.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

Você sabe o que é o IRPJ e o que ele tem a ver com a longevidade da sua empresa?

O IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica – é a tributação obrigatória paga ao governo por pessoas jurídicas e empresas domiciliadas no Brasil, recolhido trimestralmente ou anualmente. 

No pagamento anual, a data de recolhimento é 31 de dezembro. Já no caso trimestral, as datas para o pagamento são definidas da seguinte forma:

  • 31 de março;
  • 30 de junho;
  • 30 de setembro;
  • 31 de dezembro.

Quase todas as empresas sediadas no Brasil devem realizar o pagamento desse tributo, com algumas exceções como instituições filantrópicas, científicas ou culturais, por exemplo. A arrecadação federal com o IRPJ se aproxima de 10% do recolhimento total anual.

Filiais, sucursais ou representações de pessoas jurídicas sediadas no exterior também são tributadas, além de empresas públicas e pessoas físicas que mantêm atividades econômicas de natureza civil ou comercial para fins lucrativos, como venda de bens ou serviços a terceiros.

O pagamento correto e em dia do IRPJ evita transtornos fiscais, multas e prejuízos à sua empresa. Por isso a importância em ficar atento a essa tributação. Entenda um pouco mais sobre o IRPJ.

Existem quatro formas de tributação:

  • Lucro Real;
  • Lucro presumido;
  • Simples nacional;
  • Lucro arbitrado.

O Simples nacional é o “Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuintes das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”.

Essa forma de tributação abrange, como o termo explicita, micro e pequenas empresas e o processo difere um pouco dos demais, pois o tributo já está incluído nas alíquotas pagas pelo contribuinte. Além disso o recolhimento é feito em uma guia única, chamada de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Se a sua empresa não é de micro ou pequeno porte, o IRPJ é ainda mais alto. Fique atento às peculiaridades de cada caso abaixo

Para as outras formas de tributação, detalhadas abaixo, a alíquota é de 15%.

O Lucro presumido abrange empresas com faturamento entre R$4 e 78 milhões. Nesse caso, as empresas não precisam apresentar detalhadamente a contabilidade para comprovar qualquer resultado.

Já para o Lucro real, que inclui entre outras, grandes corporações, bancos, seguradoras e empresas que possuem ganhos de capital provenientes do exterior, é baseado no valor real que a empresa arrecadou anualmente. Porém, caso esse valor ultrapasse 20 mil reais mensais, a alíquota será acrescida de 10% sobre o excedente.

Finalmente, o Lucro arbitrado abrange empresas que não se encaixam nas demais formas de tributação. Nesse caso, se os valores trimestrais ultrapassarem 60 mil, haverá também o acréscimo de 10%.

Não hesite em pedir a ajuda de um profissional para gerir melhor o seu negócio. Estamos aqui para o seu bem estar profissional!

Dos meus colegas que abriram suas agências, apenas os que se interessaram na minha ajuda seguiram com negócios saudáveis e prósperos. A tributação é um assunto sério para qualquer empresário, e seu planejamento requer atenção e compromisso.

Quer entender melhor sobre esse e outros assuntos tributários? Eu estou aqui para ajudar você e a sua empresa a não cair na armadilha do leão e em nenhuma outra que ameace a longevidade do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *