fbpx
Business Partnership Coworkers Using A Tablet To Analysis Graph - Attentive Assessoria Contábil

Orçamento empresarial: guia para planejar melhor as finanças da sua agência

Você sabe como montar um orçamento empresarial e planejar melhor as finanças da sua agência de marketing e publicidade?

Montar um orçamento é um dos passos mais importantes para os resultados e o sucesso de uma empresa, pensando nisso, montamos um guia que vai ajudar você. Confira!

O que é orçamento empresarial?

O orçamento empresarial é uma espécie de plano, ou seja, um planejamento que auxilia empresários e gestores a administrar melhor as despesas e receitas do seu negócio.

Todo bom orçamento deve incluir no mínimo 4 componentes, são eles:

1.Estimativa de Receitas

Este é o valor que você espera receber em determinado período com a prestação dos seus serviços.

A estimativa de receitas é a primeira linha do seu orçamento, normalmente baseada em números do ano passado ou em uma média de faturamento das empresas do mesmo porte e setor.

2. Custos fixos

Esses são todos os seus custos regulares e consistentes previstos para a sua empresa em determinado período e que não mudam de acordo com o seu faturamento, dentre eles, despesas com:

  • Aluguel;
  • Seguro;
  • Despesas com água, luz e internet.

3. Custos variáveis

Por sua vez, os custos variáveis mudam de acordo com o volume de serviços prestados e estão diretamente relacionados aos custos para prestação dos serviços.

Os custos variáveis ​​podem incluir, custos com mão de obra, custos com comissão de vendas, taxas de cartão de crédito e viagens.

Um orçamento empresarial claro e completo deve descrever o montante que você espera gastar com todos esses custos.

4. Lucro

Por fim, não poderíamos deixar de falar do lucro, que é o que você leva para casa após deduzir todas as despesas da receita.

Nesta parte do orçamento empresarial, você deve informar quanto lucro espera obter com base na receita, despesas e custos previstos para o seu negócio.

Se a diferença entre receitas e despesas (também conhecida como “margens de lucro”) não estiver onde você gostaria, você precisa repensar os custos dos negócios ou o valor cobrado pelos serviços prestados.

O que é fluxo de caixa no orçamento empresarial?

O fluxo de caixa é todo o dinheiro que entra e sai de uma empresa, logo você terá fluxo de caixa positivo se houver mais dinheiro entrando em sua empresa em um determinado período de tempo do que saindo.

Sendo assim, isso pode ser facilmente calculado subtraindo-se a quantidade de dinheiro disponível no início de um determinado período de tempo e no final.

Como o fluxo de caixa é o oxigênio de todos os negócios, certifique-se de monitorá-lo semanalmente, ou pelo menos mensalmente.

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta para controle do seu orçamento empresarial.

Contabilidade para agências de comunicação, marketing e publicidade

Procurando uma contabilidade para agências de comunicação, marketing e publicidade? Conte com o apoio e assessoria da Attentive Contabilidade.

Se você paga impostos excessivos e deseja economizar tempo e dinheiro, pode aumentar a lucratividade da sua agência com o auxílio e orientação do nosso time de especialistas.

Entre em contato conosco para saber mais!

 

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *