A contabilidade para empresas de tecnologia é muito importante!
Assim como ocorre em qualquer outro segmento, as empresas de tecnologia precisam manter total atenção a respeito dos seus processos contábeis, principalmente em relação aos aspectos fiscais e tributários do negócio.
Nesse conteúdo, faremos uma breve análise a respeito de alguns perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar ao não contar com o cuidado devido que os seus processos contábeis exigem.
Não deixe de conferir, além de muito importante, esse conteúdo pode livrar a sua empresa de multas, processos fiscais e gerar muita economia.
Perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar sob o ponto de vista tributário
Confira alguns pontos da legislação tributária brasileira que merecem atenção e podem gerar grande economia para o caixa de uma empresa de tecnologia.
Desoneração da Folha de Pagamento: A desoneração da folha de pagamento consiste em uma benefício e nova metodologia de cálculo da Contribuição Patronal Previdenciária – CPP, para setores relevantes da nossa economia em termos de contratação de mão de obra.
Tradicionalmente, as empresas de tecnologia costumam empregar muitos funcionários, sendo assim a carga previdenciária patronal sobre essas empresas torna-se demasiadamente elevada impactando os negócios de forma significativa.
Logo, não aproveitar do benefício da desoneração da folha de pagamento é um dos grandes perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar com processos contábeis.
Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS: Outro aspecto que precisa ser levado em consideração é a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS. Se a sua empresa de tecnologia comercializa algum tipo de produto, ela está sujeita ao pagamento de ICMS e também do PIS e COFINS.
No entanto, uma decisão recente do STF, garante uma significativa redução no valor do PIS e COFINS, possibilitando inclusive a recuperação fiscal de tributos pagos à maior no passado.
Segundo o entendimento do STF, o ICMS deve ser excluído da base de cálculo do PIS e COFINS. A sua empresa já faz uso deste entendimento legal ou continua pagando mais tributos do que deveria?
Escolha do melhor regime tributário: Atualmente temos no Brasil, três regimes tributários, são eles:
- Simples Nacional
- Lucro Presumido
- Lucro Real
Dentre as opções qual é a mais vantajosa para a sua empresa? Pagar mais tributos por não escolher o melhor regime tributário para o seu modelo de negócio é outro grande perigo que uma empresa de tecnologia pode enfrentar com processos contábeis.
Perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar sob o ponto de vista das obrigações acessórias
Por fim, temos ainda, o perigo enfrentado pelas empresas de tecnologia em seus processos contábeis, em virtude da não entrega de uma ou mais obrigações acessórias no prazo previsto e determinado pela legislação brasileira.
São várias as obrigações acessórias que devem ser entregues por uma empresa de tecnologia, dentre elas:
- ECD;
- DIRF;
- EFD ICMS e IPI;
- GIAs;
- ECF;
- EFD Contribuições;
- DCTF;
- E-Social.
Não entregar uma ou mais obrigatoriedades no prazo poderá gerar multas e sanções. A sua empresa corre esse risco?
Evite correr riscos e aproveite os benefícios fiscais previstos na legislação tributária. Conte com a a contabilidade para empresas de tecnologia!
Conheça a Attentive Contabilidade, entre em contato conosco: