Perigos Que Uma Empresa De Tecnologia Pode Enfrentar Na área Contábil Attentive Contabilidade - Contabilidade Em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

Perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar na área contábil.

A contabilidade para empresas de tecnologia é muito importante!

Assim como ocorre em qualquer outro segmento, as empresas de tecnologia precisam manter total atenção a respeito dos seus processos contábeis, principalmente em relação aos aspectos fiscais e tributários do negócio.

Nesse conteúdo, faremos uma breve análise a respeito de alguns perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar ao não contar com o cuidado devido que os seus processos contábeis exigem.

Não deixe de conferir, além de muito importante, esse conteúdo pode livrar a sua empresa de multas, processos fiscais e gerar muita economia.

Perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar sob o ponto de vista tributário

Confira alguns pontos da legislação tributária brasileira que merecem atenção e podem gerar grande economia para o caixa de uma empresa de tecnologia.

Desoneração da Folha de Pagamento: A desoneração da folha de pagamento consiste em uma benefício e nova metodologia de cálculo da Contribuição Patronal Previdenciária – CPP, para setores relevantes da nossa economia em termos de contratação de mão de obra.

Tradicionalmente, as empresas de tecnologia costumam empregar muitos funcionários, sendo assim a carga previdenciária patronal sobre essas empresas torna-se demasiadamente elevada impactando os negócios de forma significativa.

Logo, não aproveitar do benefício da desoneração da folha de pagamento é um dos grandes perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar com processos contábeis.

Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS: Outro aspecto que precisa ser levado em consideração é a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS. Se a sua empresa de tecnologia comercializa algum tipo de produto, ela está sujeita ao pagamento de ICMS e também do PIS e COFINS.

No entanto, uma decisão recente do STF, garante uma significativa redução no valor do PIS e COFINS, possibilitando inclusive a recuperação fiscal de tributos pagos à maior no passado.

Segundo o entendimento do STF, o ICMS deve ser excluído da base de cálculo do PIS e COFINS. A sua empresa já faz uso deste entendimento legal ou continua pagando mais tributos do que deveria?

Escolha do melhor regime tributário: Atualmente temos no Brasil, três regimes tributários, são eles:

 

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

 

Dentre as opções qual é a mais vantajosa para a sua empresa? Pagar mais tributos por não escolher o melhor regime tributário para o seu modelo de negócio é outro grande perigo que uma empresa de tecnologia pode enfrentar com processos contábeis.

Perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar sob o ponto de vista das obrigações acessórias

Por fim, temos ainda, o perigo enfrentado pelas empresas de tecnologia em seus processos contábeis, em virtude da não entrega de uma ou mais obrigações acessórias no prazo previsto e determinado pela legislação brasileira.

São várias as obrigações acessórias que devem ser entregues por uma empresa de tecnologia, dentre elas:

 

  • ECD;
  • DIRF;
  • EFD ICMS e IPI;
  • GIAs;
  • ECF;
  • EFD Contribuições;
  • DCTF;
  • E-Social.

 

Não entregar uma ou mais obrigatoriedades no prazo poderá gerar multas e sanções. A sua empresa corre esse risco?

Evite correr riscos e aproveite os benefícios fiscais previstos na legislação tributária. Conte com a a contabilidade para empresas de tecnologia!

Conheça a Attentive Contabilidade, entre em contato conosco:

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *