A maioria das agências sente dificuldade em realizar a precificação dos serviços de marketing digital. Na maioria das vezes as dúvidas surgem por medo de cobrar demais e perder os clientes, receio de cobrar menos e ter prejuízos na empresa ou falta de preparo da equipe que faz essa definição.
Desse modo, dar um valor adequado aos serviços de marketing digital prestados é essencial para manter assim, o negócio e fazê-lo crescer de maneira saudável. Sendo assim, se quer saber como melhorar esse aspecto na sua agência, leia o post até o final.
Conheça os tipos de precificação dos serviços de marketing digital
O primeiro passo é compreender que existem várias maneiras de realizar a precificação dos serviços de marketing digital. Assim, para escolher o mais adequado, é preciso observar o projeto, os serviços que serão adquiridos, necessidades dos clientes, entre outras questões. Confira assim, quais são os principais deles:
Precificação por custo
Esse é o modelo utilizado pela maioria das organizações. Precificar por custo significa calcular o quanto a empresa gasta para entregar determinado serviço e somar com as margens de lucros desejadas. Todos os custos precisam ser considerados, incluindo os investimentos da agência para se divulgar no mercado, os impostos, as despesas fixas.
É possível ainda, dividir esse modelo de precificação em dois outros tipos: precificação por hora de serviço e precificação por pacote.
Precificação por pacote
Nesse tipo de precificação o valor do preço de custo de cada entrega é somado ao conjunto de tarefas contratadas pelo cliente em determinado período. Dessa forma, é possível ter pacotes fechados por um valor fixo.
Algumas empresas trabalham com descontos em pacotes de serviços específicos, como uma forma de atrair mais clientes. É importante ter cuidado para que os descontos em excesso não atrapalhem o fluxo de caixa da empresa e resultem em prejuízos.
Geralmente, os pacotes são definidos com tarefas que pertencem a mesma área do marketing digital como, por exemplo, produção de diversos formatos para o conteúdo para um blog.
Precificação por hora de serviço ou peça produzida
Como o nome indica, ao utilizar esse modelo é preciso pensar em quantas horas serão necessárias para o que for contratado. Basta multiplicar o valor da hora de cada profissional envolvido no projeto pelas horas estipuladas para a participação dele no trabalho.
A soma de cada resultado pode dar um norte para o valor que deve ser cobrado ao cliente, mas também é possível fazer um cálculo médio e solicitar que o cliente pague ao final do projeto o valor das horas gastas. Essa última opção pode deixar o cliente inseguro e não costuma ser muito utilizada.
Precificação por impacto
Nesse modelo, o valor é pensado de acordo com a importância e impacto dos serviços oferecidos para cada cliente. Apesar de ser uma forma mais subjetiva de pensar os valores, essa é uma prática bastante indicada.
Na precificação por impacto, ou baseada no valor, o preço de custo para realizar o serviço não é o único critério. Ela é pensada levando em conta a influência da agência nos objetivos definidos pelo cliente. É válido pensar, por exemplo, em quantos leads foram convertidos em clientes e o que isso significou de receita para o cliente.
Esperamos que este conteúdo ajude você a definir precificação dos serviços de marketing digital. Como vimos, existem várias maneiras de pensar o preço dos serviços e é preciso analisar a estrutura da agência e de seus clientes para escolher a maneira mais adequada. É válido lembrar que nenhuma decisão empresarial deve ser imutável, e é totalmente indicado analisar os resultados e otimizar a maneira de cobrar os serviços da empresa.
Gostou do artigo? Continue aprendendo com os outros posts do blog!
2 comentários sobre “Como fazer a precificação dos serviços de marketing digital?”
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?
I’m extremely inspired along with your writing talents and also with the structure for your blog.
Is that this a paid subject matter or did you customize it yourself?
Anyway stay up the nice quality writing, it is rare to see a
great blog like this one today. Instagram Auto follow!