Como Fazer A Precificacao Dos Servicos De Marketing Digital Post (1) - Contabilidade Em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

Como fazer a precificação dos serviços de marketing digital?

A maioria das agências sente dificuldade em realizar a precificação dos serviços de marketing digital. Na maioria das vezes as dúvidas surgem por medo de cobrar demais e perder os clientes, receio de cobrar menos e ter prejuízos na empresa ou falta de preparo da equipe que faz essa definição. 

Desse modo, dar um valor adequado aos serviços de marketing digital prestados é essencial para manter assim, o negócio e fazê-lo crescer de maneira saudável. Sendo assim, se quer saber como melhorar esse aspecto na sua agência, leia o post até o final. 

Conheça os tipos de precificação dos serviços de marketing digital

O primeiro passo é compreender que existem várias maneiras de realizar a precificação dos serviços de marketing digital. Assim, para escolher o mais adequado, é preciso observar o projeto, os serviços que serão adquiridos, necessidades dos clientes, entre outras questões.  Confira assim, quais são os principais deles:

Precificação por custo 

Esse é o modelo utilizado pela maioria das organizações. Precificar por custo significa calcular o quanto a empresa gasta para entregar determinado serviço e somar com as margens de lucros desejadas. Todos os custos precisam ser considerados, incluindo os investimentos da agência para se divulgar no mercado, os impostos, as despesas fixas. 

É possível ainda, dividir esse modelo de precificação em dois outros tipos: precificação por hora de serviço e precificação por pacote. 

Precificação por pacote 

Nesse tipo de precificação o valor do preço de custo de cada entrega é somado ao conjunto de tarefas contratadas pelo cliente em determinado período. Dessa forma, é possível ter pacotes  fechados por um valor fixo. 

Algumas empresas trabalham com descontos em pacotes de serviços específicos, como uma forma de atrair mais clientes. É importante ter cuidado para que os descontos em excesso não atrapalhem o fluxo de caixa da empresa e resultem em prejuízos. 

Geralmente, os pacotes são definidos com tarefas que pertencem a mesma área do marketing digital como, por exemplo, produção de diversos formatos para o conteúdo para um blog. 

Precificação por hora de serviço ou peça produzida

Como o nome indica, ao utilizar esse modelo é preciso pensar em quantas horas serão necessárias para o que for contratado. Basta multiplicar o valor da hora de cada profissional envolvido no projeto pelas horas estipuladas para a participação dele no trabalho. 

A soma de cada resultado pode dar um norte para o valor que deve ser cobrado ao cliente, mas também é possível fazer um cálculo médio e solicitar que o cliente pague ao final do projeto o valor das horas gastas. Essa última opção pode deixar o cliente inseguro e não costuma ser muito utilizada. 

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

Precificação por impacto 

Nesse modelo, o valor é pensado de acordo com a importância e impacto dos serviços oferecidos para cada cliente. Apesar de ser uma forma mais subjetiva de pensar os valores, essa é uma prática bastante indicada. 

Na precificação por  impacto, ou baseada no valor, o preço de custo para realizar o serviço não é o único critério. Ela é pensada levando em conta a influência da agência nos objetivos definidos pelo cliente. É válido pensar, por exemplo, em quantos leads foram convertidos em clientes e o que isso significou de receita para o cliente. 

Esperamos que este conteúdo ajude você a definir precificação dos serviços de marketing digital. Como vimos, existem várias maneiras de pensar o preço dos serviços e é preciso analisar a estrutura da agência e de seus clientes para escolher a maneira mais adequada. É válido lembrar que nenhuma decisão empresarial deve ser imutável, e é totalmente indicado analisar os resultados e otimizar a maneira de cobrar os serviços da empresa. 

Gostou do artigo? Continue aprendendo com os outros posts do blog

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Uma das formas de trabalhar no mercado publicitário é abrir…