O comportamento do profissional liberal é algo que pode influenciar positivamente ou negativamente o futuro do negócio e também a imagem que esse profissional terá em relação aos clientes!
Como o comportamento do profissional liberal pode levá-lo ao sucesso ou ao fracasso?
Bom, você sabe, o seu comportamento diz muito sobre quem você é, e normalmente, o que você faz em uma área da sua vida é replicado em todas elas.
Logo, se você é um profissional dedicado, que não para até que o trabalho esteja feito, ou melhor, bem feito, também deverá ser uma pessoa zelosa em todos os aspectos da sua vida, certo?
Agora, se você é relapso e não se preocupa com o seu comportamento, esse aspecto da sua personalidade também se reflete em outras áreas da sua vida, e pode ter certeza: será extremamente prejudicial para o seu futuro, dificultando que você alcance o sucesso.
Portanto, e se eu te dissesse que existem 3 comportamentos que podem te levar numa rota direta ao sucesso?
Ficou curioso? Sem problemas! Confira o conteúdo que preparamos para você aqui, hoje, no blog da Attentive Smart, e torne-se o profissional liberal de sucesso que você sempre quis ser!
O comportamento do profissional liberal – o que se espera de um?
Antes de partirmos para os 3 comportamentos que um profissional liberal deve adotar para alcançar o sucesso, você precisa saber exatamente o que é esperado de um profissional como você – pois isso também te ajudará a atingir novos e mais altos patamares de lucratividade e rentabilidade!
Bem… O que se espera de qualquer profissional prestador de serviços?
- Confiabilidade?
- Experiência?
- Capacidade técnica?
- Habilidade?
- Infraestrutura?
Sim… Tudo isso!
Esses fatores já estão implícitos no seu trabalho. Um cliente que vai até você espera tudo isso, e é obrigatório corresponder essas expectativas, pois elas são as mais básicas e fundamentais.
Agora… É claro que existem fatores geradores de expectativas, que são externos e nada têm a ver com o seu trabalho, ou, quando possuem alguma ligação, são frutos de indicações e de recomendações sobre os seus serviços por parte de terceiros. Por isso, é fundamental sempre estar à par das expectativas dos clientes e se esforçar para correspondê-las, o que nos leva ao primeiro comportamento do profissional liberal de sucesso!
1 – Nunca esteja satisfeito, nunca!
Quando você para e pensa que o seu trabalho finalmente chegou ao nível que desejava, que agora é um profissional liberal de respeito etc; Está automaticamente traindo tudo que construiu até agora.
Veja: a satisfação é algo perigoso para o empresário, porque quando ele se sente satisfeito ou seguro demais, pode acabar por não buscar melhorias contínuas para o seu negócio, e o resultado disso é a insatisfação dos clientes, pois acabará por não ouvi-los mais!
Um bom empreendedor precisa sempre escutar os seus clientes, entender suas expectativas, necessidades, aquilo que não gostam, o que acham que poderia ser melhorado etc.
Por isso, esteja sempre em contato com seus colaboradores e clientes e busque aplicar as melhorias sugeridas o mais rápido possível, claro, sem prejudicar seu orçamento ou negócio como um todo.
2 – Não espere clientes caírem do céu!
Esse é um comportamento do profissional liberal que não se deixa ficar preso na zona de conforto. Se você busca mais clientes para o seu negócio, precisará ir até eles ou ser lembrado pela sua marca. Isso pode ser feito com estratégias de marketing e de marketing digital para profissionais liberais.
Além disso, uma excelente prestação de serviços possibilitará cada vez mais indicações.
3 – Não faça tudo sozinho!
O profissional liberal que trabalha por conta própria, sem a ajuda de prestadores de serviço, acaba arcando com custos muito maiores do que deveria, além de perder tempo e terminar por não conseguir focar no sucesso dos próprios clientes, na sua satisfação e também na qualidade do que faz.
Por isso, é fundamental contar com uma contabilidade especializada em prestadores de serviços, porque o tempo hábil para cuidar de aspectos administrativos e o ato de cuidar do negócio em si reflete o comportamento do profissional liberal, algo que pode ser percebido pelos clientes e pelo mercado como um todo.
Estar em dia com as obrigações fiscais, contábeis e tributárias é necessário, mas perder tempo pensando nisso é besteira! O ideal é ter um contador especializado ao seu lado.