Estratégias de marketing para Pet Shop são extremamente necessárias para seu negócio atingir o sucesso. Estas estratégias envolvem tudo o que seu empreendimento realiza.
Desde a prestação de serviço propriamente dita até relacionamento com clientes, divulgação da marca e outros fatores que criem interação com seu público.
Neste conteúdo separamos algumas ideias que você pode levar em conta na hora de criar estratégias de propaganda de Pet Shop.
Confira!
Concursos de bichinhos
Os pets estão cada vez mais se tornando membros da família. As pessoas amam seus animais de estimação. Compram presentes, brinquedos, comidas especiais e outros itens para satisfazer aqueles que são responsáveis por causar gargalhadas e momentos inesquecíveis.
O laço entre dono e pet é muito forte. E a maioria das pessoas gosta de mostrar aos amigos seus pequenos companheiros. Seja através de redes sociais, fotos por celular ou até mesmo levando ao parque.
Embasado nesse sentimento de orgulho por seus pets, uma boa estratégia de marketing para Pet Shop é realizar concursos para esses animaizinhos de estimação.
O intuito não é criar competição entre seus clientes ou inscritos no evento, mas, sim, gerar um momento em que os donos possam expor seus pupilos de forma orgulhosa e feliz. Ao mesmo tempo gera oportunidade para você expor sua marca, oferecer produtos e também serviços aos proprietários.
Aproveite a oportunidade para coletar dados dos participantes. Essas informações podem ser muito úteis no futuro. Possibilitam o envio de ofertas, newsletters, mala-direta e outros conteúdos, caso você pergunte por endereços de email e números de celular.
Monte parcerias para crescer
Uma ótima maneira de fazer marketing para Pet Shop é criando parcerias. Nem todos os empreendimentos do mercado oferecem todos os tipos de serviços e produtos existentes no segmento.
Para isso é ideal que se tenha parcerias para suprir as lacunas deixadas pelo seu negócio. Não ter um serviço completo não significa que o seu Pet Shop é ruim.
Mas você pode otimizar isso através do sistema de parceria.
Você pode ter uma parceria com hotéis de pet, por exemplo. Apesar dos laços estarem cada vez mais fortes entre animais de estimação e seus donos, a hora de viajar ainda é um problema para maioria.
Não se esqueça que o principal objetivo do seu negócio deve ser solucionar os problemas dos seus clientes. Como você já sabe que a maioria deles enfrenta este tipo de situação, agir como um amigo e indicar um serviço de hotel confiável pode ser muito útil para ganhar ainda mais respeito e admiração do seu público.
Alguns de seus clientes possuem outro problema muito conhecido: pets com temperamento difícil. Alguns são muito ciumentos, hiperativos ou não tem disciplina na hora de “ir ao banheiro”.
Indicar um bom adestrador pode ser uma ideia muito legal para conquistar a confiança do seu cliente. Ajudar seu público mostra que o propósito do seu Pet Shop é de auxílio ao consumidor e não somente com foco em finanças.
Promova adoções de animais
Alguns bichinhos ficam sem lar e acabam por sofrer as consequências de se viver na rua. A maioria do público que ama pets tenta combater essa situação e ajudar os animais sem dono, ou uma família para amá-los.
Promover um evento ou campanha de adoção ajuda a solucionar este problema, e também a mostrar que seu Pet Shop está engajado em práticas de auxílio ao mundo animal.
Essa ação de marketing para Pet Shop abre possibilidades para seu negócio oferecer serviços e produtos para este animal adotado no futuro.
Faça mobile marketing
O futuro é mobile. Sim, diversas pesquisas, formadores de opinião e especialistas de marketing, colocam o mobile como principal dispositivo para navegação online já nos próximos anos. É essencial que seu negócio acompanhe essa evolução e implemente estratégias de marketing para Pet Shop dentro deste novo cenário.
O sms marketing, por exemplo, é muito eficaz, pois todos usuários de telefones celulares podem receber mensagens sem grandes dificuldades. Também existem alguns aplicativos como o WhatsApp, que são muito utilizados e oferecem uma ótima oportunidade.
Um canal rápido e prático para criar relacionamento com os clientes, o aplicativo permite que dúvidas sejam solucionadas, serviços sejam marcados, além de estreitar os laços de relacionamento entre o seu Pet Shop e clientes.
Outra estratégia muito eficaz de marketing para Pet Shop são os sites. É importante que o seu cliente possa lhe encontrar nos mecanismos de buscas como Google, Yahoo e outros.
Para isso você precisa ter seu endereço eletrônico.
Mas como você não pode esquecer que o maior dispositivo de acesso é mobile, crie sites responsivos. Sites responsivos são aqueles que têm boa apresentação e leitura em diversos dispositivos, como: desktop, celular, ipads e notebooks.
Aproveite as redes sociais
Se exploradas de forma correta, as redes sociais podem ser extremamente positivas ao seu negócio. Uma estratégia de marketing para Pet Shop deve abranger redes sociais. Com milhões de usuários, elas são um ótimo canal para divulgação de conteúdo e relacionamento com clientes.
O Facebook, por exemplo, é acessado todos os meses por 95 milhões de pessoas no Brasil. Já o Instagram conta com mais de 400 milhões de usuários ao redor do mundo e também pode ser utilizado pelo seu negócio.
O importante é alimentar suas páginas nas redes sociais de forma relevante. Forneça informações e conteúdos interessantes ao seu público. Sempre que perceber algum cliente fazendo algum questionamento, ou mostrando engajamento com comentários positivos, seja participativo.
Curta seu comentário, responda suas dúvidas e mostre que ali também pode ser um local para se relacionar com seu Pet Shop.
Estratégias de marketing para Pet Shop são muito importantes para atrair novos clientes e posicionar o seu negócio. Alie isso a uma boa prestação de serviço, bom atendimento e suas chances de sucesso aumentam significativamente.
Fonte: Pet Shop Control