Quais fatores podem impedir o crescimento de uma empresa

impedir o crescimento de uma empresa

Apesar de todos os esforços dos empreendedores, existem fatores que podem impedir o crescimento de uma empresa. De fato, tais fatores podem estar relacionados com o ambiente interno ou externo da organização.

Tendo isso em vista, a Attentive elaborou esse artigo para explicar os principais fatores que comprometem o crescimento do negócio. Além de sugerir algumas ações para vencer esses obstáculos e alavancar o seu negócio.

 

Gestão financeira ineficiente e desorganizada

Saiba que o sucesso de um negócio depende diretamente da gestão assertiva dos recursos financeiros. Por isso, um dos principais fatores que podem impedir o crescimento de uma empresa está na falta de controle e organização financeira. 

Isso porque um setor financeiro desorganizado não consegue manter os controles necessários e muito menos a documentação devidamente registrada e arquivada. 

Além disso, desconhece como os recursos estão sendo aplicados e sua real necessidade.

Para vencer essa dificuldade, é preciso desenvolver uma gestão financeira assertiva, com controle sobre todas as movimentações financeiras e elaboração de relatórios gerenciais.

Sem dúvida, com informações confiáveis a tomada de decisão é mais assertiva.

 

Falta de um planejamento estratégico bem elaborado

Se uma empresa não traça objetivos e metas para direcionar o seu crescimento, fica muito difícil alcançar bons resultados e expandir os negócios. Isso sem falar na incapacidade de responder rapidamente às demandas do mercado e dos clientes.

De fato, a empresa caminha sem direção e acaba perdendo o foco do seu core business. Do mesmo modo, um plano que não é executado, que fica apenas no papel não produz resultados para a empresa. Sem dúvida, pode impedir o crescimento de uma empresa.

Para superar essa dificuldade, a empresa deve elaborar um planejamento estratégico com objetivos e metas bem definidos e sirva como direcionamento para a condução dos negócios. Para elaborar um plano eficiente, os seguintes passos são necessários:

  1. Elaborar um diagnóstico da empresa para identificar seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades;
  2. Definir objetivos e metas de forma clara e precisa; 
  3. Desenvolver estratégias e ações consistentes e conforme as necessidades da empresa;
  4. Definir métricas e indicadores de desempenho adequados para o negócio;
  5. Elaborar um cronograma de execução, que deve ser seguido;
  6. Envolver as equipes de todas as áreas da empresa;
  7. Implementar o plano desenvolvido, com envolvimento de todos os membros da empresa;
  8. Monitorar a implementação e avaliar os resultados, corrigindo desvios se necessário.

Atendimento ao cliente que não agrega valor para o negócio 

Com toda a certeza, um dos principais fatores que podem impedir o crescimento de uma empresa é o atendimento ao cliente que não agrega valor ao negócio. Ou seja, é aquele  que não atende às expectativas do cliente e nem resolve o seu problema.

Sem dúvida, isso gera sérios problemas para a empresa, que além de perder o cliente corre o risco de ter a sua imagem prejudicada no mercado. Assim, um atendimento de baixa qualidade pode acontecer por vários motivos, tais como: 

  • Longa espera para ser atendido;
  • Não oferecer opções de diferentes canais para fazer contato;
  • Prometer alguma coisa que não pode ser realizada;
  • Atendimento sem nenhum aspecto de personalização.

Para superar essa limitação, é preciso implementar uma estratégia que tenha o foco no atendimento personalizado e diferenciado para cada cliente. Principalmente, que entenda os seus problemas e encontre a solução certa para satisfazer as suas necessidades.

 

Equipe desmotivada e sem perspectiva de crescimento 

Saiba que uma equipe desmotivada pode não só impedir o crescimento de uma empresa, como também pode levar o negócio à falência. Isso porque o desenvolvimento de todas as atividades fica comprometido e começa a apresentar baixa produtividade.

Os gestores não percebem que o problema que explica a queda do faturamento está relacionado com a insatisfação dos colaboradores. O pode indicar funcionários despreparados para exercer suas funções, sem perspectiva de crescimento profissional.

E, principalmente, que não se sentem valorizados e nem estimulados com oportunidades de treinamento e capacitação profissional. Isso sem falar na falta de perspectiva de conquistar um crescimento de carreira na empresa.

Para lidar com esse tipo de problema, a empresa necessita de reestruturar completamente a sua gestão de pessoas, criando estímulos para os colaboradores. 

Portanto, esses são alguns dos principais fatores que podem impedir o crescimento de uma empresa e exigem uma atenção especial para serem solucionados com assertividade. 

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com o Grupo Attentive para maiores esclarecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *