Quais os principais métodos de uma gestão estratégica?

métodos de uma gestão estratégica

Nos últimos tempos, as empresas estão buscando métodos de gestão estratégica para alavancar os negócios e melhorar a rentabilidade. Isso porque perceberam que o segredo do sucesso está na gestão assertiva empregando metodologias adequadas.

Tendo isso em vista, a Attentive elaborou este artigo para explicar sobre os principais métodos que podem ser adotados para uma gestão estratégica.

 

O que são métodos de uma gestão estratégica?

De uma maneira simples, os métodos de uma gestão estratégica consistem em algumas técnicas e ferramentas específicas para o gerenciamento assertivo da empresa. Isso porque servem como um direcionador para as atividades do negócio e otimizam os processos.

A partir do uso desses métodos é mais fácil para os gestores realizarem as funções básicas de um gerenciamento eficiente, que são:

1 – Planejar: o que significa uma perspectiva de futuro com definição de objetivos e metas;

2 – Organizar: estabelecer a alocação de recursos e a definição de responsabilidades;

3 – Dirigir: orientar e conduzir as pessoas na execução de suas tarefas;

4 – Controlar: monitorar e avaliar as medidas implementadas.

Para implementar os métodos de gestão estratégica em sua empresa, é necessário conhecer os principais e mais utilizados pelas empresas. Veja a seguir:

 

1 – Gerenciamento pelas Diretrizes (GDP)

Um dos métodos de uma gestão estratégica é o Gerenciamento pelas Diretrizes (GDP). De fato, consiste em um sistema para desmembrar as diretrizes estratégicas em metas alcançáveis por todos os envolvidos. Assim, permite o envolvimento de toda a empresa.

O GDP tem por objetivo garantir que o planejamento estratégico seja desenvolvido com assertividade. Desse modo, tem como ponto de sustentação o batimento de metas e as ações dos colaboradores, em uma relação de causa e efeito. 

Para estabelecer um alinhamento entre as metas é essencial desenvolver diversos planos de ação, que são fundamentados pelos seguintes pilares:  

  • Inovação presente e constante;
  • Resultados dependem da dedicação e criatividade da equipe;
  • Mudanças devem acontecer.

É interessante salientar que o GDP surgiu como uma parte essencial do programa de Controle da Qualidade Total (TQC) japonês. Nesse sentido, serve para promover o desdobramento das diretrizes estratégicas em metas gerenciais.

 

2 – Balanced Scorecard (BSC)

O Balanced Scorecard (BSC), é um dos métodos de uma gestão estratégica, que é usado para mensurar o desempenho da empresa em relação às metas de longo prazo. Para isso, utiliza indicadores de mercado, financeiros, processos internos e aprendizagem. 

Cada um dos indicadores analisa um tipo de situação e usa diferentes critérios para mensurar os resultados. 

Fonte: https://www.guiaempreendedor.com/guia/metodologia-de-gestao

 

3 – Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é também conhecido como ciclo de Deming, que consiste na implementação e monitoramento de uma medida ao longo do tempo. Desse modo, permite realizar revisões e melhorias pautando-se nas seguintes etapas:

  1. Planejar (Plan): cria metas, indicadores e traça o plano de ação;
  2. Executar (Do): realiza as atividades designadas na fase anterior;
  3. Controlar (Control): verifica a adequação dos resultados às metas;
  4. Agir (Act): padroniza ou reorganiza as atividades conforme o (des)alinhamento verificado.

 

Fonte: https://www.guiaempreendedor.com/guia/metodologia-de-gestao

 

4 – Análise Swot ou FOFA

Dentre os métodos de uma gestão estratégica, a análise Swot tem por objetivo avaliar os pontos fortes e fracos em uma visão interna. Bem como as ameaças e oportunidades em uma perspectiva externa. 

Com esta análise, os gestores obtêm um retrato completo da empresa e têm subsídios confiáveis para a tomada de decisão. Além de identificar pontos de gargalos e a necessidade de remodelação de processos.  

Fonte: https://www.guiaempreendedor.com/guia/analise-swot

Portanto, com os métodos de uma gestão estratégica é possível otimizar os processos e melhorar o desempenho financeiro do negócio. Assim como permite agilizar as rotinas e tornar mais eficiente a gestão empresarial. 

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com o Grupo Attentive para maiores esclarecimentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *