Qual a importância de planejar uma empresa antes da sua abertura?

planejar uma empresa antes da sua abertura

Saiba que planejar uma empresa antes da sua abertura é um dos passos essenciais para garantir o sucesso do empreendimento. Isso porque um planejamento prévio assegura que todos os detalhes são analisados e as soluções são mais assertivas.

Tendo isso em vista, o Grupo Attentive elaborou esse artigo para explicar a importância desse planejamento prévio. Além de orientar como deve ser elaborado e o que não pode faltar para uma análise completa do negócio.

 

Por que planejar uma empresa antes da sua abertura é importante?

De uma maneira simples, planejar uma empresa antes da sua abertura significa definir como a empresa desenvolverá as suas atividades. Assim como, estabelecer as metas e objetivos a serem alcançados, para indicar o caminho a ser seguido.

Sem dúvida, evita que a empresa comece de forma inadequada por falta de uma avaliação mais consistente dos principais aspectos que estão envolvidos. Por exemplo, entender o segmento de mercado que a empresa irá atuar e se a concorrência é acirrada.

É essencial para desenvolver uma estimativa de custos fixos e variáveis, assim como uma previsão do faturamento mensal e anual a ser obtido. Além disso, é necessário avaliar os aspectos fiscais para definir o melhor enquadramento tributário para abertura da empresa.

Desse modo, um planejamento assertivo para a abertura de uma empresa deve responder às seguintes perguntas:

  • O que fazer?
  • É possível fazer?
  • Vale a pena fazer?
  • Quando fazer?
  • Como fazer?

 

Passo a passo para planejar uma empresa antes da sua abertura

Com toda a certeza, para planejar uma empresa antes da sua abertura é preciso desenvolver uma série de procedimentos. Por isso, é interessante seguir o passo a passo que é apresentado a seguir:

1 – Determinar de forma clara qual é o objetivo do negócio, bem como as metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo. Assim como a missão, visão e valores;

2 – Desenvolver um estudo de mercado para avaliar as oportunidades e ameaças, além de analisar a atuação da concorrência no segmento específico de atuação;

3 – Identificar qual é o público-alvo para o negócio, visando entender as suas principais características e as necessidades e demandas que não estão sendo atendidas;

4 – Analisar os aspectos fiscais e os regimes tributários para definir o melhor enquadramento da empresa, tendo em vista o tipo de empresa a ser constituído;

5 – Elaborar um plano financeiro com uma estimativa dos custos e despesas, assim como uma projeção de receitas mensais e anual. Sendo importante levantar a necessidade de capital de giro e como pode ser gerado;

6 – Fazer um levantamento dos possíveis fornecedores para a empresa tanto do que é necessário para o início das atividades quanto posteriormente;

7 – Avaliar a necessidade de capital para o investimento inicial e as formas de obtê-lo, tendo em vista as possibilidades de usar recursos de terceiros. Por exemplo: financiamentos e empréstimos com instituições financeiras.

 

Portanto, para planejar uma empresa antes da sua abertura é preciso uma análise detalhada de cada etapa, tendo em vista a sobrevivência do negócio no longo prazo. Certamente, com um bom planejamento é possível assegurar o sucesso do negócio.

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com o Grupo Attentive para maiores esclarecimentos.

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