Responsabilidade Civil Do Profissional Liberal Post - Contabilidade Em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

Conheça mais sobre a responsabilidade civil do profissional liberal

Ao contratarem seus serviços, você vende execução ou resultados? Muito cuidado com essa resposta, pois ela impacta a responsabilidade civil do profissional liberal.

Ao contratar um serviço de qualquer empresa, você, logicamente, espera pelos resultados que foram prometidos, mas será que se atenta com o que está sendo realmente comercializado?

Quando falamos da responsabilidade civil do profissional liberal, muitas pessoas tendem a ficar em dúvida se podem reclamar pelo resultado final adquirido, ou unicamente pela prestação de serviço que foi realizada, e vai por mim, isso faz toda a diferença.

Sendo assim, você, como prestador de serviços precisa estar ciente dessas diferenças e garantir que as suas ações estejam de acordo com a responsabilidade civil que exige a sua atividade.

Mas, primeiramente, vamos entender o que são as responsabilidades civis de meio e por resultado.

Responsabilidade civil do profissional liberal de meio

O nome “meio” sugere o meio de execução da atividade exercida pelo profissional liberal, ou seja, o processo.

Desse modo, o único vínculo do profissional liberal com o consumidor é na realização do serviço contratado, sem ter qualquer relação com o resultado que será conquistado.

Pode parecer meio confuso, visto que uma ação gera uma reação, mas é como o caso de um médico, que se esforça ao máximo para a recuperação de um paciente, mas o seu vínculo é unicamente ligado a sua área de atuação, caso o paciente, por qualquer outro motivo, não se recupere, e seja comprovada as ações do doutor, ele teve a sua responsabilidade cumprida.

Responsabilidade civil do profissional liberal por resultado

Já quando falamos da responsabilidade civil do profissional liberal por resultado, ao contrário da responsabilidade por meio, o profissional está diretamente ligado aos resultados de suas ações. Sendo necessário cumprir com o que for acordado.

Mas nessa relação existem muitas pontas soltas que necessitam da jurisprudência para a melhor interpretação da real responsabilidade do profissional liberal, uma vez que o próprio Código de Defesa do Consumidor (CDC) é muito subjetivo.

O que diz o CDC

Em seu parágrafo 4º do Art. 14, Seção II “Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço”, da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, no que diz:

“§ 4° A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.”

Fica muito subjetivo o que realmente é essa tal culpa do profissional liberal, podendo ser ela tanto no resultado quanto no meio.

Portanto, no caso de infração ou dano ao consumidor, o profissional liberal responsável pela prestação do serviço deverá apresentar seus fatos de defesa se apoiando no que foi estabelecido com o cliente, contando com a interpretação do juiz para o caso em questão.

Mas, para que você não passe por tal situação, conte com a gestão da Attentive Smart e tenha uma prestação de serviços muito mais tranquila, garantindo a satisfação dos seus clientes e a melhoria dos seus resultados.

A Attentive Smart é um escritório de contabilidade especializado em profissionais liberais, e por isso estamos aqui, para te ajudar a melhorar continuamente!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Attentive Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo. Será um prazer conversar com você!

Siga-nos nas Redes Socias:

Facebook: @attentivecontabilidade

Linkedin: Attentive-Contabilidade/

Instagram: Attentivecontabilidade/

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *