Do inglês, “Return Over Investment”, ROI significa Retorno de Investimento. No caso do ROI do Marketing, trata-se de um dos principais indicativos que mede o sucesso das suas ações de marketing.
Através do ROI do Marketing é possível descobrir o montante de ganhos e perdas de determinados investimentos. Caso os números sejam negativos, fica simples rever as estratégias e buscar um novo caminho.
Quer entender melhor como analisar o ROI do Marketing do seu negócio? Fique conosco e saiba mais!
Por que você deve analisar o ROI do Marketing?
É interessante frisar que não adianta investir em estratégias de marketing digital sem a devida análise do ROI. Sem estas informações, você pode ter a sensação de estar “jogando dinheiro fora”.
Boas campanhas de marketing devem, obrigatoriamente, vir acompanhadas de análises e cálculos de ROI.
Como analisar o ROI
A fórmula básica do ROI apresentará, em níveis de porcentagem, a taxa de retorno do seu investimento em marketing. O cálculo, no entanto, é representado assim:
ROI = (GANHO – CUSTOS) x 100
Nesta fórmula, temos:
- O ganho, que representa o lucro do projeto, obtido através do investimento
- Os custos, que representam todos os gastos que a empresa teve para implementar o projeto.
Para analisar o resultado do ROI, você deve definir o investimento, delimitar a taxa de ganho esperada pela empresa, calcular um ROI prévio e projetar possíveis cenários.
Na prática
Veja, agora e de forma breve, como cada uma destas etapas funciona.
Definição de investimento – Nesta fase inicial você definirá quais serão os investimentos nas estratégias de marketing. Aqui, é interessante listar desde todos os custos, como locação de equipamentos, energia elétrica utilizada para seu funcionamento, mão de obra, materiais, dentre outros.
Taxa de ganho – Nesta etapa, cabe ao gestor estipular qual será a taxa de ganho ideal para o investimento. Interessante lembrar que as taxas de ganho não se referem apenas ao lucro advindo do investimento. Também podem ser relacionados os montantes economizados com a ajuda do investimento.
ROI prévio – O ROI prévio, ou preliminar, é aquele que considera a perfeita implantação e ação de todas as estratégias, exatamente como o planejado. Sabemos que nem sempre o planejamento é seguido a risca, mas é importante ter uma expectativa e trabalhar para que ela seja atingida.
Projeção de cenários – A última fase, que envolve a projeção de cenários, reflete as inúmeras possibilidades. Você sabe que é possível ter um cenário pior, mediano e perfeitamente maravilhoso. Considere estes três cenários e entenda como o projeto se desenvolveria a partir destas projeções.
O que fazer depois de avaliar o ROI?
Uma vez obtido o ROI do seu projeto, o ideal é apostar em indicadores que trazem outras perspectivas para a análise. Existem indicadores que trazem boas avaliações para o setor de marketing, como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), taxas de conversão, Lifetime Value (LTV) e as taxas de engajamento social.
Saber como analisar o ROI de um projeto é crucial para definir sobre sua viabilidade. Afinal de contas, nem sempre um projeto que traz boas projeções e resultados no papel oferece o mesmo quando lançado no mercado, certo?
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