O administrador de pet shop pode até pensar que a contabilidade não tem praticamente nada a ver com a gestão de funcionários. Contudo, sua visão deve ser bem diferente.
Os registros contábeis podem ser feitos, visando manter todas as informações sobre a equipe, permitindo tomar as melhores decisões com relação à melhoria constante do atendimento e a permanente busca de fidelização dos clientes.
Para garantir o funcionamento de qualquer empresa, a conquista e a fidelização de clientes é fundamental para que o estabelecimento possa se manter e garantir sua presença do mercado.
Para o pet shop não é diferente. Fidelizar clientes é a melhor forma de constatar que a empresa está sempre em busca de um melhor atendimento, mantendo bom relacionamento com as pessoas que precisam de seus produtos e serviços e que confiam no pet shop para cuidar de seus animais de estimação.
A contabilidade pode se tornar uma boa ferramenta para aprimorar o atendimento e permitir ao empresário encontrar os meios para dar continuidade à excelência em serviços, possibilitando garantir a gestão de funcionários e lhes oferecer condições para que o pet shop mantenha sua posição no mercado.
Gestão de funcionários e o treinamento
Quando falamos em excelência em serviços, automaticamente nos referimos ao atendimento e, sobre esse último, é imprescindível possuir uma boa equipe de pessoal.
A gestão de funcionários permite melhorar o atendimento. São eles que estão em contato direto com os clientes, cabendo a eles a responsabilidade de oferecer o melhor da empresa.
Certamente, o empresário não pode contar apenas com as habilidades e competências de sua equipe de pessoal, havendo necessidade de constante treinamento para que cada um possa aprimorar seus conhecimentos e garantir um bom relacionamento não apenas entre a equipe, mas, também com os clientes.
A contabilidade pode manter todas as informações sobre cada funcionário e sobre sua atuação no atendimento, permitindo ao empresário detectar aqueles com menor performance, buscando saber as razões e encontrando os meios para melhorar sua atuação para com as vendas e atendimento.
O treinamento é essencial para a gestão de funcionários no pet shop. Treinar e melhorar as atividades de cada um é investimento no capital humano, gerando maior possibilidade de fidelizar os clientes.
Quando um funcionário tem bom conhecimento da empresa e de suas funções, ele próprio é o catalisador para a fidelização de clientes. Basta perceber que existem clientes que, antes de buscar um produto qualquer, procuram um determinado funcionário, com quem estabeleceram empatia.
A contabilidade permite avaliar os resultados
Conhecer os problemas e encontrar os meios para solucioná-los é a função do empresário de pet shop. Saber como sua equipe está trabalhando permite conhecer os pontos fracos e fortes, os aprimorando e eliminando os fracos. Isso faz parte da gestão de funcionários.
Contudo, não basta apenas acompanhar os funcionários através de análises esporádicas durante o expediente. A gestão de funcionários só pode ser bem feita quando o empresário tem em mãos dados fornecidos pela contabilidade, fazendo um diagnóstico mais detalhado de sua empresa.
Unindo as duas ferramentas, o empresário pode fazer a gestão de funcionários, utilizando as métricas para avaliar o atendimento, como, por exemplo, saber quantas vendas foram feitas por dia por cada funcionário.
Ao mesmo tempo, fazendo o cadastro de todos os clientes, o empresário terá como avaliar até mesmo a preferência de um cliente pelo atendimento de determinado funcionário, o que vai lhe permitir conhecer detalhadamente a atuação de cada membro de sua equipe de pessoal.
Com todas as informações fornecidas pela contabilidade, o empresário terá meios para direcionar a gestão de funcionários para melhorar constantemente o atendimento e possibilitar que cada integrante da equipe possa ser treinado para atingir os objetivos traçados para o pet shop.
A equipe do pet shop é a melhor imagem para a empresa. Conscientizar cada um sobre sua importância para os objetivos empresariais é fazer com que cada funcionário tenha vontade e disposição para oferecer todas as suas competências e habilidades em favor de um objetivo comum.
Converse com seu contador sobre os meios de utilizar a contabilidade para ajudar na gestão de funcionários de seu pet shop. A experiência e o conhecimento desse profissional podem lhe indicar os melhores rumos para melhorar a performance de sua equipe e de oferecer os resultados que você espera para sua empresa.
Confira mais algumas dicas para melhorar o atendimento dos funcionários do seu pet shop e obter incríveis resultados!
Agora você já sabe a importância da contabilidade na gestão de funcionários de seu Pet Shop, é hora de praticar o que você aprendeu e observar seus resultados alcançarem novos patamares!
Sucesso e até a próxima!