Contabilidade Para Pet Shop

Saiba como a Contabilidade pode ajudar na gestão do estoque do seu Pet Shop.

Administrar um pet shop não é uma tarefa fácil. Muito embora o segmento seja bastante agradável de se trabalhar, um pet shop apresenta uma série de atividades que exige completo controle por parte do empresário. Desde o atendimento, passando pela contabilidade e terminando na gestão de estoques, este tipo de estabelecimento exige atenção especial em cada detalhe.

A contabilidade não é apenas um conjunto de informações para demonstrar se o pet shop teve lucro ou não num determinado período. Ela é uma ferramenta para administração constante da empresa, oferecendo condições de fazer a gestão de estoques, de contas a pagar e receber e de direcionar o fluxo de caixa para que a empresa tenha condições de crescer e se desenvolver.

Como outras empresas, um pet shop possui custos fixos e custos variáveis que, se não forem devidamente controlados durante o mês, podem apresentar uma grande diferença no final do período. A gestão de estoques é um dos pontos nevrálgicos do estabelecimento e a contabilidade é o meio de garantir esse controle.

A contabilidade e sua função na gestão de estoques do pet shop

Considerando todos os serviços prestados por um pet shop, podemos ter uma ideia a importância da contabilidade no contexto geral e nos controles específicos, como é o caso da gestão de estoque.

Um pet shop possui a área de vendas, onde os clientes buscam os produtos necessários para seus animais, além da área de tosa e banho e, em alguns, um consultório veterinário.

Cada um desses setores tem necessidade de produtos e insumos que, invariavelmente, saem do estoque do pet shop. Não havendo qualquer controle, o empresário não terá condições de saber o que foi usado pelo banho e tosa, o que foi necessário para o consultório ou o que foi fornecido aos clientes.

Com um software administrativo, reunindo todas as informações, é possível manter esse controle. A contabilidade, com seu plano de contas, irá manter os dados de cada utilização de insumos, de cada venda e de cada produto utilizado nos diversos setores.

A gestão de estoques se torna muito mais eficiente com uma contabilidade detalhada. Assim, por exemplo, o empresário terá condições de saber inclusive quantos vidros de xampu são utilizados durante o mês no banho e tosa e quantos medicamentos foram direcionados para o consultório veterinário.

Com esse controle detalhado, ao final de cada período de apuração que, normalmente, é mensal, o empresário poderá saber a rentabilidade e lucratividade de cada setor do pet shop e, com a centralização das informações, qual a quantidade de cada item do estoque deverá ser adquirida para manter o volume necessário ao atendimento de cada setor.

Os custos que costumam variar de mês a mês se tornam mais fáceis de serem controlados com a contabilidade, evitando desperdício de dinheiro com compras desnecessárias, garantindo prazos de validade e, em consequência, a boa qualidade de todos os produtos.

O que fazer para melhorar a gestão de estoque

A contabilidade permite reunir todas as informações para melhorar a gestão de estoque do pet shop. Os itens do estoque devem ser acompanhados constantemente e um sistema de gestão possibilita maior controle sobre a variação e a necessidade de reposição.

O sistema permite baixar cada item dependendo de sua utilização, seja para venda, para utilização no banho e tosa ou para uso veterinário, mantendo-se atualizado e exigindo apenas a contagem física para conferência.

Implantando um sistema de código de barras, a contabilidade e a gestão de estoques são feitas de forma automática, reduzindo a carga de trabalho de sua equipe e evitando perda de tempo ou retrabalho.

Além disso, com um sistema informatizado de contabilidade, a gestão de estoques ainda possibilita obter dados importantes sobre os clientes, que podem ser cadastrados e acompanhados através de relatórios.

Ao fazer o cadastro dos clientes é possível manter o seu histórico de compra na contabilidade, garantindo sua fidelização e se tornando, além de um fornecedor, um parceiro para cada cliente, com atendimento mais personalizado e direcionado.

Converse com seu contador sobre a contabilidade informatizada e a implantação de um sistema de gestão de estoque adequado para o seu pet shop. Você terá condições de conhecer em detalhes como está a situação financeira de sua empresa a cada dia, possibilitando fazer novos investimentos e melhorar o atendimento aos seus clientes.

Se tiver dúvidas sobre a contabilidade e a gestão de estoque de seu estabelecimento pet, entre em contato conosco. Estamos esperando por você!

Até logo!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Attentive Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo. Será um prazer conversar com você!

Siga-nos no Facebook: @attentivecontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *