Dentre as principais taxas cobradas pelas franqueadoras aos seus franqueados, temos a taxa de Royalties. Você já ouviu falar sobre ela?
A cobrança da taxa de Royalties costuma gerar uma série de dúvidas entre aqueles que estão pensando em abrir uma franquia.
Pensando nisso, nesse conteúdo, a Attentive Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em franquias, explicará em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Veja o que você encontrará nesse artigo:
- O que é a taxa de royalties de uma franquia;
- Como é calculada a taxa de royalties;
- Todas as franquias cobram taxa de royalties?;
- Como abrir uma franquia.
O que é a taxa de royalties de uma franquia
A taxa de royalties é uma espécie de indenização ou contrapartida cobrada da franqueadora aos seus franqueados em razão da utilização do nome e atributos da marca.
Os royalties também costumam ser utilizados para a cobertura dos custos da franqueadora com o franqueado, dentre eles os custos com treinamentos, convenções e desenvolvimento de materiais informativos.
Como é calculada a taxa de royalties
Em geral, a taxa de royalties de uma franquia é cobrada a partir de um percentual mensal sobre o faturamento ou então sobre o valor dos produtos adquiridos pela franquia juntamente à franqueadora.
Vale destacar, que o percentual dos royalties cobrados do franqueado, pode variar bastante, de acordo com o tipo de atividade e com as políticas da marca franqueadora.
No entanto, em todos os casos, a forma de cobrança e a taxa aplicável precisam estar descritas no contrato firmado entre as partes e também na Circular de Oferta de Franquia.
Todas as franquias cobram taxa de royalties?
Não. Ao contrário do que muitos pensam, a cobrança de royalties, apesar de uma prática muito comum, não é obrigatória.
Cabe à empresa franqueadora, com base em seus objetivos, políticas e estratégias definir se cobrará ou não royalties das suas franquias, a forma de cobrança e também de cálculo do valor devido.
No entanto, como citamos anteriormente, caso exista cobrança de royalties, o percentual e a forma de cálculo devem estar descritos de forma clara no contrato e também na circular de oferta de franquia.
Como abrir uma franquia
Abrir uma franquia exige, pesquisa, análise e investimento, por isso, antes de mais nada, deve-se levar em consideração os seguintes pontos:
- Conheça o seu perfil de negócio;
- Determine a sua capacidade de investimento;
- Pesquise a franquia ideal para a sua região e para o seu estilo de negócios;
- Converse com franqueados;
- Analise com atenção a Circular de Oferta de Franquia;
- Avalie os concorrentes;
- Escolha o ponto ideal para montar a sua franquia.
Pensando em abrir uma franquia? Deseja saber mais sobre a cobrança de Royalties de uma franquia? Conte com a Attentive Contabilidade, a sua assessoria contábil especializada em franquias.
Com larga experiência neste segmento, a Attentive Contabilidade conta com um time de profissionais altamente capacitados para retirar todas as suas dúvidas sobre o processo de abertura da sua franquia.
Sendo assim, não perca mais tempo, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!