O conceito de equipe engajada seria simples, se neste processo não envolvesse pessoas, mas definir o que seria engajamento da equipe sem abordar alguns aspectos fundamentais da gestão de uma empresa, deixaria muito simplista a abordagem deste tema fundamental para o sucesso empresarial.
Por isso, nos ateremos a alguns pilares de sustentação de um ambiente empresarial gerador de pessoas engajadas.
Escolher as pessoas certas, que tenham sonhos que se identifiquem com os da empresa. Dê a elas ferramentas adequadas de trabalho para a construção da estrada a ser pavimentada rumo ao sucesso.
Saber contar uma história para seus colaboradores, que explique de forma clara e objetiva, qual o propósito e sonhos da empresa. Essa história precisa de ingredientes que gere o combustível para a propagação da paixão que cada um traz dentro de si, e que muitas vezes, nem sabia que carregava consigo.
Criar um ambiente motivador, visando a busca da participação de todos, na geração de ideias, obtendo através delas, as ações e resultados que pertençam ao esforço do time e não apenas da verdade absoluta da alta direção.
Estabelecer diretrizes determinantes para o atingimento dos resultados, desdobrando metas mensuráveis e compatíveis com a função de cada colaborador, promovendo reuniões mensais de acompanhamento e ajustes finos.
Procurar e recompensar as pessoas que estão fazendo as coisas certas, ao invés de focar na busca dos erros e punição de quem os cometeu, tema desenvolvido por Alicia Matheson, ex-diretora do Disney Institute, em seu vídeo “Como a Disney empodera os funcionários para encantar clientes”.
Edinaldo Moreira – Sócio diretor
Gostou do nosso post? Quer saber Mais? Entre em contato