Abrir Uma Franquia No Brasil

Vale a pena abrir uma franquia no Brasil?

Se você está pensando em montar uma empresa, que tal abrir uma franquia? O segmento de franquias está em pleno crescimento no Brasil e atende os mais diversos ramos de atividade.

Os números comprovam que se trata de um setor do mercado que oferece excelentes resultados. Confira abaixo!

Qualquer franquia precisa seguir os regulamentos da ABF – Associação Brasileira de Franchising, que acompanha o segmento e mostra esse desenvolvimento. Segundo o relatório sobre o ano de 2016, o setor de franquias obteve um crescimento de 9,2% em todo o Brasil, mesmo em meio a crise econômica.

O mais interessante é que esse crescimento é decorrente de um grande número de demissões, levando muitas pessoas que perderam seus empregos a empreender, escolhendo investir em franquias.

Quais são as vantagens de abrir uma franquia no Brasil?

Abrir uma franquia traz uma série de vantagens, principalmente para pessoas que querem empreender e que não possuem conhecimento suficiente para enfrentar a burocracia que vem com a administração de uma empresa.

Fazendo uma análise detalhada do modelo escolhido e do mercado em que irá atuar, você poderá abrir uma franquia sem qualquer receio.

Veja, a seguir, algumas das vantagens de abrir uma franquia no Brasil:

           1-Abrir uma franquia é dar continuidade a um projeto

Um dos maiores receios de qualquer empresário ao abrir uma empresa é começar do zero, precisando consolidar sua imagem e marca. Com o modelo de franquia, você age como se estivesse dando continuidade a um empreendimento, entrando num modelo de negócio que já possui sua marca, que possui processos administrativos e que tem uma operação já padronizada.

Abrir uma franquia no Brasil permite poupar trabalho de idealização do negócio, de fazer estudos de mercado e de passar por todas as incertezas comuns a novos empreendimentos.

          2-Ao abrir uma franquia, você tem suporte

Habilidades e conhecimentos necessários para começar um novo negócio são dispensáveis no modelo de franquia. Ao abrir uma franquia, você conta com suporte de vendas, de finanças e gestão e de marketing, entre outros, podendo aplicar seus conhecimentos de forma direcionada, dentro de um modelo já conhecido.

Ao abrir uma franquia no Brasil, o franqueador vai providenciar todo o suporte para os primeiros movimentos, incluindo a escolha do local, a abertura da franquia, o acompanhamento dos primeiros meses e o atendimento sempre que se mostrar necessário.

          3-Abrir uma franquia apresenta menor risco

Principalmente para empreendedores de primeira viagem, o modelo de franquia é o mais recomendado, principalmente por oferecer baixo risco de investimento. O modelo de negócio já foi testado e validado no mercado, sendo bem aceito pelo público consumidor.

Você, como novo empreendedor, terá em mãos um modelo de gestão personalizado da marca, que foi melhorado através de diversas tentativas, tendo uma marca já conhecida do público e podendo trabalhar com maior conforto para conseguir o retorno sobre o investimento.

Dados do Sebrae apontam que 80% das empresas abrem falência com menos de 5 anos de atividade. Os resultados com relação a franquias diminuem esse número para 15%. Ou seja, abrir uma franquia no Brasil oferece muito menos risco do que abrir um novo negócio.

Ao abrir uma franquia no Brasil, você tem uma previsibilidade do planejamento do seu novo empreendimento, recebendo material de apoio sobre todos os custos do negócio, sua lucratividade e as boas práticas para conseguir retorno de forma mais rápida.

          4-Abrir uma franquia permite escolher o segmento de mercado

No início do desenvolvimento de franquias no Brasil, o segmento de mercado mais atendido era a alimentação. Atualmente, é possível abrir uma franquia de moda, de beleza, de educação, de saúde e de muitos outros segmentos.

Se você pretende abrir uma franquia, poderá escolher em que segmento do mercado irá  atuar, podendo definir o perfil que mais combina com sua vontade e com sua experiência anterior.

E se, por exemplo,sua intenção é montar uma franquia digital, adquire muito mais flexibilidade, sem precisar se preocupar com recursos físicos, com relação a logística ou controle de estoque, entre outras necessidades.

No entanto, se você não conhece o mercado digital e não possui capital suficiente para um grande investimento, há a possibilidade de abrir uma franquia mais barata, já que existem franqueadoras que oferecem microfranquias, cujo investimento é de cerca de R$ 20 mil.

Se você está interessado em abrir uma franquia, fale com um contador, exponha seus planos e oriente-se com relação à legislação voltada para o setor. Depois de conhecer melhor o assunto, você poderá montar o seu negócio, tendo maior garantia de sucesso.

Agora, que tal conhecer as opções de franquias mais baratas e lucrativas?

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Attentive.

Sucesso e até breve!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
As franquias estão em alta e não é por acaso.…