5 Dicas importantes na hora de declarar seu imposto de renda

Compartilhe

No dia 1º de março iniciou o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda 2021 e de acordo com o cronograma estabelecido pela Receita Federal, os contribuintes contam com prazo de envio que vai até o dia 30 de abril. A declaração de imposto de renda é enviada anualmente pelos contribuintes e junto com ela, é comum que apareçam uma série de dúvidas. Vai declarar o imposto de renda 2021? Confira 5 Dicas importantes na hora de declarar seu imposto de renda que podem facilitar o envio e ajudar a evitar problemas com a Receita Federal.

 

1.Separe toda a documentação necessária

Para facilitar o preenchimento da sua declaração de imposto de renda e garantir o envio das informações exigidas pelo fisco, é preciso separar toda a documentação necessária.

Confira na sequência a relação de documentos para preenchimento e envio da sua declaração de imposto de renda 2021:

 

  • CPF do titular e dos seus dependentes;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Número do recibo da declaração do ano anterior;
  • Informe de rendimento entregue pelo seu empregador ou pela previdência social;
  • Informes de rendimento de instituições financeiras;
  • Documentos de imóveis, veículos e outros bens;
  • Comprovantes de despesas médicas e despesas escolares;
  • Dados Bancários.

 

2.Verifique as despesas dedutíveis

De acordo com a legislação do imposto de renda 2021, algumas despesas podem ser deduzidas da base de cálculo da declaração, são elas:

 

  • Até R$ 2.275,08 por dependente, atendidas as regras da Receita;
  • Até R$ 3.561,50 com despesas comprovadas relacionadas a educação do próprio contribuinte e dos seus dependentes;
  • Despesas relacionadas a tratamentos de saúde e despesas médicas em geral;
  • Até 12% dos rendimentos tributáveis por Previdência Complementar.

 

3.Escolha entre a declaração simplificada e a completa

A declaração de imposto de renda, possui dois métodos distintos de cálculo são eles:

Declaração simplificada: Na declaração simplificada o contribuinte tem direito a um abatimento de 20% na sua base de cálculo, no entanto não pode deduzir despesas com saúde e educação.

Declaração completa: Na declaração completa, o contribuinte pode incluir suas despesas dedutíveis e também as dos seus dependentes, no entanto não tem direito a desconto na base de cálculo do IR.

Com base nas duas opções destacadas acima, o contribuinte pode escolher aquela que for mais econômica com base em sua renda e receitas dedutíveis durante o ano.

 

4.Envie a declaração com antecedência

O prazo para envio da declaração de imposto de renda se encerra ao final de abril. No entanto, deixar a entrega da declaração para a última hora não é uma boa opção.

O ideal é que o contribuinte envie a sua declaração o quanto antes, evitando assim, perder o prazo de entrega.

Vale destacar, que aqueles que enviam a sua declaração com antecedência contam com prioridade para receber a restituição do imposto de renda, caso tenham direito.

 

5.Conte com o apoio de uma assessoria contábil

Você acabou de conferir, 5 dicas importantes na hora de declarar seu imposto de renda. Por fim, para evitar erros de preenchimento e problemas com a malha fina da Receita Federal, você pode contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada.

 

Você já conhece a Attentive Contabilidade e os nossos serviços relacionados a entrega da declaração de imposto de renda 2021? Não perca mais tempo, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.