7 dicas para melhorar a relação entre franqueado e franqueador.

Compartilhe

A relação entre franqueado e franqueador deve ser a mais transparente possível, sempre visando aprimorar os serviços oferecidos pelo franqueado e os que são recebidos pelo franqueador.

Evidentemente, cabe ao franqueado a sua parte, respondendo imediatamente às informações recebidas e reduzindo a distância física entre sua loja e o franqueador, utilizando os sistemas disponibilizados de forma eficiente.

Para melhorar a relação entre franqueado e franqueador, todos devem utilizar a mesma linguagem. A seguir, conheça as principais dicas para que a comunicação não apresente falhas:

     1-Definindo a mensagem que será transmitida

Algumas informações estratégicas devem ser passadas para toda a rede. O franqueador deve definir os temas para ajudar o franqueado a saber as prioridades e usar os canais mais adequados para transmitir a sua mensagem.

O conteúdo da mensagem deve ser bem organizado e conciso, sem discorrer sobre assuntos que não são importantes para a estratégia, principalmente porque a maior parte das pessoas não tem tempo suficiente para detalhes que não são essenciais.

     2-Montando uma estrutura de comunicação

O franqueador deve ter uma equipe ou uma pessoa responsável para centralizar e reunir todas as mensagens, atendendo à demanda de cada franqueado, sempre com muita eficiência e rapidez.

A centralização permite facilitar a comunicação com o franqueado, evitando que mensagens possam se perder entre os processos administrativos. Com isso, o franqueado sempre saberá que suas necessidades estão sendo captadas por pessoas que já conhecem seus problemas.

Uma estrutura de comunicação permite melhorar a relação entre franqueado e franqueador, além de oferecer informações estratégicas que irão possibilitar a tomada de medidas que reduzam as dificuldades mais comuns, otimizando o sistema da própria rede.

     3-Criando um comitê para franqueados

Havendo uma equipe de comunicação entre franqueador e franqueado, a rede pode criar um comitê para solução de produtos mais comuns, reunindo informações de todas as franquias e estabelecendo estratégias de ação para trazer soluções de forma mais rápida.

Dessa maneira, é possível prevenir situações que possam manchar a marca da empresa e criar descontentamento para o franqueado, coordenando atitudes que devem ser tomadas em situações mais comuns e oferecendo ao franqueado um canal aberto para manter a qualidade nos produtos ou na prestação de serviços.

     4-Montando um canal de comunicação com o franqueado

Os meios digitais possibilitam o estabelecimento de canais de comunicação para melhorar a relação entre franqueador e franqueado. Nesse caso, a melhor recomendação é criar um canal onde todas as informações podem ser encontradas num mesmo local, oferecendo ao franqueado as informações, materiais para consulta, manuais e um meio para que a rede tenha contato imediato sempre que houver necessidade.

A central do franqueador deve oferecer essa solução através de sua própria plataforma, criando módulos de atendimento para envio e recebimento de mensagens, um chat ao vivo diretamente com a equipe de comunicação e uma área de franqueado para disponibilizar material de consulta e os documentos mais importantes.

Para o franqueador melhorar a comunicação com o franqueado, o uso de um canal comum, concentrando tudo em apenas um canal, irá reduzir todos os problemas e encontrar soluções de forma mais rápida e eficiente.

     5-Reduzindo conversas paralelas na rede

Quando o franqueador não disponibiliza corretamente as informações, o franqueado vai em busca de pessoas com quem tenha contato, conversando com outro franqueado e gerando uma comunicação paralela que, inclusive, pode prejudicar o relacionamento entre o franqueador e sua rede.

O intercâmbio entre franqueados é interessante para a rede, mas é preciso lembrar que as decisões mais importantes devem ser tomadas pelo franqueador.

     6-Criando destaque para o que é importante para o franqueado

O franqueador deve se mostrar disponível sempre que o assunto demandar a sua atenção. As ações comuns podem ser direcionadas para a equipe de comunicação, mas, quando se trata de uma situação que demande mais a atenção por parte de cada franqueado, quem deve tomar a frente é o criador da rede.

Assim, o franqueado fica sabendo que a presença do franqueador requer sua atenção.

     7-Realizando encontros entre franqueador e franqueado

O franqueador deve ter um calendário anual para eventos internos, encontros, convenções presenciais e cursos, mantendo contato mais direto com cada franqueado. Através desses encontros, além de cada franqueado poder manter contato com outros, inteirando-se das soluções mais satisfatórias, também terá oportunidade de conhecer melhor a rede, coletar feedback e oferecer sugestões.

Para melhorar a relação entre franqueado e franqueador, por fim, o que deve estar em destaque é a transparência, oferecendo a cada parte os meios para que a rede possa crescer e render cada vez mais.

Aproveite e entenda a importância da contabilidade para franquias.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Attentive. Será um prazer ajudá-lo!

Sucesso e até logo.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.