7 dicas para reduzir os custos de uma clínica veterinária

Compartilhe

A melhor forma de gestão de uma empresa é aquela em que se trabalha com a redução de custos e a otimização da lucratividade. Reduzir os custos de uma clínica veterinária é uma necessidade fundamental, já que a empresa pode apresentar custos não compatíveis com suas necessidades de bom atendimento.

Existem custos que geram impacto negativo sobre os resultados operacionais e devem ser analisados para encontrar os meios certos de reduzi-los ou de eliminá-los sempre que possível.

Neste artigo, vamos conversar sobre algumas dicas para reduzir os custos de uma clínica veterinária, sem que isso traga qualquer prejuízo para os resultados da empresa ou para os seus clientes:

          1-Utilize um bom sistema de gestão informatizado

A informática oferece algumas soluções bastante eficazes para gerenciar seu estabelecimento, trazendo formas de reduzir os custos de uma clínica veterinária.

Um sistema de gestão informatizado permite total controle de todos os movimentos financeiros, o cadastro de clientes e o controle de estoque de medicamentos e suprimentos, inclusive com relatórios de consumo e de aplicação, evitando que a clínica tenha de gastar ou investir seu capital sem necessidade.

Além disso, o sistema de gestão para reduzir custos de uma clínica veterinária permite a visualização dos relatórios em tempo real, não havendo necessidade de gastos extras com papel para impressão ou tinta de impressora.

Existem também alguns sistemas que possibilitam o armazenamento dos arquivos em nuvem, evitando custos com servidores e com equipamentos de informática, podendo ser acessados inclusive por dispositivos móveis.

Leia tambémDescubra como implantar um sistema de gestão para clínicas veterinárias

           2-Mantenha bom relacionamento com os fornecedores

Para reduzir os custos de uma clínica veterinária, o empreendedor precisa manter o melhor relacionamento possível com os fornecedores de medicamentos e suprimentos, criando parcerias para facilitar a logística e programando a compra dos itens que a clínica precisa para prestar o melhor atendimento.

Com uma programação bem elaborada e com total controle dos suprimentos, o empreendedor poderá fazer compras com pedidos antecipados, possibilitando melhor negociação e inclusive obtendo descontos para compras em maior escala.

           3-Reduza o consumo interno

O consumo interno da clínica veterinária envolve inúmeros itens, desde materiais e suprimentos para atendimento dos animais até o próprio consumo dos colaboradores, como energia, papel e meios de comunicação.

É preciso que o gestor racionalize esses consumos internos para reduzir os custos de uma clínica veterinária com procedimentos e orientações para todos os colaboradores, como a utilização de meios eficientes de comunicação sem a linha telefônica, troca de lâmpadas fluorescentes para lâmpadas de LED e uso mais orientado de energia, não deixando lâmpadas acesas em locais sem necessidade.

          4-Otimize os planos de telefonia

Existem bons planos corporativos oferecidos pelas operadoras de telefonia que podem ser adequados para cada empresa. Um bom administrador deve pesquisar entre as operadoras e verificar os serviços que realmente serão necessários para sua clínica veterinária.

O plano mais conveniente deve ser o escolhido para ajudar a reduzir os custos de uma clínica veterinária. O uso adequado de e-mails e aplicativos que não consomem tanto dinheiro, como o Skype ou o WhatsApp, é o ideal para manter um nível de comunicação excelente com os consumidores e otimizar os custos do empreendimento.

          5-Verifique a possibilidade de terceirizar serviços

Em toda e qualquer empresa existem serviços que não são necessários todos os dias, como, por exemplo, os serviços de limpeza. Se na clínica tiver atividades que não demandam a necessidade de contratação e presença contínua de empregados, terceirize esses serviços.

Com a terceirização de serviços que não sejam necessários de forma contínua, o empreendedor poderá reduzir os custos de uma clínica veterinária. Dependendo de cada tipo de serviço e de suas respectivas tarefas, pode ser mais vantajoso contratar uma empresa terceirizada.

          6-Contrate bons seguros para a clínica

Um dos fatores que não pode faltar para uma clínica veterinária são os seguros. É necessário proteger os equipamentos e a empresa e, para não ter possíveis prejuízos, o dono da clínica deve pensar em contratar uma boa composição de franquias e prêmios, permitindo que sua empresa esteja bem protegida.

Lembre-se que seguros não são custos e sim investimentos para o futuro de uma empresa.

         7-Contrate uma assessoria contábil

A contratação de uma assessoria contábil – de preferência uma empresa que seja especializada em contabilidade para clínicas veterinárias permite reduzir os custos de uma clínica veterinária em praticamente todos os setores, como na escolha do melhor regime tributário, na forma de se realizar a gestão contábil, nas questões trabalhistas e previdenciárias e, principalmente, no planejamento de uma empresa com a orientação para o correto controle de fluxo de caixa e gestão financeira sustentável.

Como anda a gestão financeira de sua clínica veterinária? Você tem estruturado um bom planejamento financeiro de modo a trabalhar pela redução de custos e aumento da lucratividade de seu negócio?

A Attentive é uma Empresa de Contabilidade em Indianópolis – SP. Somos especialistas em contabilidade para clínicas veterinárias e pet shop e, por isso, conhecermos todos os desafios da gestão desses empreendimentos corporativos. Venha tomar um café conosco e vamos traçar uma trilha de sucesso para sua jornada empreendedora à frente de sua clínica veterinária?

Estamos esperando por você!

Até breve…

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.