Como abrir empresa como ME?

Compartilhe

Entenda como abrir empresa como ME e tenha vantagens tributárias.

Bom, você quer abrir empresa e se deparou com o título: “como abrir empresa ME”, pode parecer confuso, mas explicaremos nesse artigo, combinado?

O que é uma empresa ME?

ME significa Microempresa. Ou seja, recebem essa classificação todas as empresas que possuem um menor volume de faturamento, onde se está associada à Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006.

Esse tipo de empresa possui um tratamento diferenciado, principalmente nos contextos de arrecadação de impostos, onde, por meio do Simples Nacional – que é um sistema único para a empresa – é possível reduzir a carga tributária.

Vantagens de ter uma microempresa/ ME

São muitas na verdade, mas uma das principais envolve menos burocracia… E quando falamos de burocracia, chega a nos arrepiar, porque não faz sentido ser tudo tão complexo e complicado no Brasil. Concorda?

Contudo, infelizmente, muitas vezes é assim, complexo e complicado mesmo, por isso é importante poder contar com um contador especializado na abertura de empresas, de modo que você não erre, nem por falta, nem por excesso… Coisas bem comuns no mercado!

A empresa ME tem essa vantagem de ser menos burocrática que os demais modelos, visto que, por ser de menor porte, uma série de procedimentos são mais simples de serem executados.

Outro grande benefício é que a ME se integra bem com o Simples Nacional, onde, além de haver taxas de alíquotas reduzidas para o faturamento da empresa, ainda permite uma série de tributos federais, estaduais e municipais juntos a serem pagos – o que facilita bastante a arrecadação e os pagamentos empresariais!

Facilidade na participação de licitações ao ter empresa ME

Sim, essa é outra que você pode anotar aí!

As empresas de pequeno porte, muitas vezes, sentem dificuldades de concorrer de forma igual com as grandes empresas. Isso é fato!

Mas, como uma ME, você pode concorrer de forma igual, podendo e tendo autorização para participar de licitações e de poder atuar com o Poder Público, inclusive!

Como abrir uma Microempresa (ME)?

Vamos lá, aos pontos básicos que você precisará!

  • Nome da empresa – nesse caso, será preciso validar se realmente você pode usar esse nome.
  • Definição do capital social.
  • Seleção e definição da atividade comercial. Ou seja, alguns códigos deverão ser inseridos na documentação da empresa de forma que você venha a atuar sem prejuízos ou problemas!
  • Definição do regime tributário e da qualificação jurídica empresarial.

Tanto em um como em outro, serão necessários que você escolha o melhor tipo de regime e estrutura societária e jurídica, só que entender de tudo isso e fazer todas as análises necessárias, podem fazer você se confundir.

Por isso, ao desejar montar uma empresa, e se tiver com limite de faturamento reduzido, é bom, sim, que você possua um contador especializado ao seu lado, tanto no sentido de poder ajudá-lo com diversas questões legais, fiscais e contábeis como nos sentidos de trazer:

  • Redução de custos.
  • Pagar menos impostos.
  • Deduções e abates no imposto de renda.
  • Melhor lucro de acordo com o negócio.
  • Dentre muitos outros!

Por isso, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje por seu empreendimento! Tenha sucesso com quem entende de verdade de negócios e que pode te ajudar!

Vamos conversar!

 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.