Como escolher a franquia certa para você? A contabilidade pode te ajudar!

Compartilhe

Ao escolher a franquia certa para começar seu novo empreendimento, é essencial conhecer detalhadamente o negócio, fazendo um questionamento sobre todos os pontos necessários. A contabilidade pode ajudar nesse momento, oferecendo o apoio para que o novo empreendimento tenha sucesso.

Montar a franquia certa vai exigir do empreendedor conhecimentos sobre gestão e contabilidade, havendo a responsabilidade de gerenciar pessoas, de tomar decisões gerenciais, de participar ativamente de todas as operações e de oferecer o melhor atendimento ao público-alvo, principal objetivo de qualquer empresa.

Da mesma forma que montar uma empresa a partir do zero, escolher a franquia certa vai exigir muito empenho e dedicação por parte do franqueado que, a princípio, poderá ter atividades que irão testar o seu limite. Portanto, manter a contabilidade em dia e gerenciar as atividades da franquia são pontos básicos para superar todos os obstáculos.

Pontos que devem ser considerados na escolha da franquia certa

Antes de escolher a franquia certa, o empreendedor deve fazer a sua própria contabilidade, procurando saber o valor total a ser investido, quais serão os custos fixos e variáveis envolvidos na movimentação diária e qual o faturamento previsto.

O novo franqueado, ao encontrar a franquia certa, deve ter em mãos o investimento necessário para a implantação da franquia e o capital de giro exigido para os primeiros meses de movimentação, tomando a contabilidade como base para calcular o tempo de retorno apontado pelo franqueador e considerando que deve se manter enquanto a franquia não se firmar.

Portanto, usar a contabilidade para começar a franquia certa é a base para dar início ao novo empreendimento, tendo consciência dos valores que poderá investir.

Desta maneira, se um empreendedor encontra a franquia certa e possui R$ 200 mil reservados, por exemplo, não poderá pensar em começar uma franquia cujo investimento inicial seja R$ 200 mil. A contabilidade ajuda a fazer a contas, mantendo a reserva financeira para o capital de giro, suprindo a empresa durante seu período inicial.

Mantendo a contabilidade desde o planejamento para a franquia certa, o empreendedor poderá determinar o ponto de equilíbrio operacional para a empresa, sua previsão de lucro e o prazo para retorno do investimento.

A contabilidade é a ferramenta mais viável para analisar se o projeto da franquia certa apresenta ou não viabilidade financeira.

Como se certificar se realmente é a franquia certa

A contabilidade não apresenta apenas os registros de movimentação financeira do dia a dia da empresa. Através dela também é possível fazer projeções para analisar o futuro possível e viável para a franquia certa.

O empreendedor deve se aprofundar nos estudos de viabilidade, fazendo contato com outros franqueados e tomando informações sobre seus movimentos financeiros, usando as mesmas ferramentas que o franqueador irá utilizar, já que ele também vai exigir informações sobre o novo franqueado, fazendo um cadastro de pré-qualificação.

Ou seja, da mesma forma como o franqueador busca a franquia certa, o franqueado quer encontrar o empreendedor correto para dar prosseguimento às atividades da franquia.

Conversar com outros franqueados, saber como está sua contabilidade e seus resultados financeiros, se estão satisfeitos com a franquia, como é a relação com o franqueador e quais são as principais dificuldades na condução do negócio é essencial para escolher a franquia certa.

Enquanto estiver recolhendo dados e informações e montando sua contabilidade, o candidato a franqueado deve anotar tudo em uma planilha, comparando marcas de franquias pesquisadas e montando um quadro onde poderá visualizar todas as vantagens e desvantagens apresentadas por cada marca.

Para estudar melhor antes de escolher a franquia certa, o candidato a franqueado deve ter em mãos a Circular de Oferta de Franquia, um documento que apresenta todos os detalhes sobre o modelo do negócio, os contatos com outros franqueados e aqueles que deixaram a franquia nos últimos meses, além de possíveis pendências judiciais.

O processo de escolha da franquia certa não é tão rápido: o novo franqueado poderá levar alguns meses antes de fazer todos os cálculos em sua contabilidade pessoal e levantar todos os dados referentes às marcas selecionadas.

É importante buscar a ajuda de um contador já familiarizado com o segmento de franquias, buscando orientação em todo o processo e que possa ajudar a analisar as planilhas e as informações levantadas.

Agora você sabe como escolher a franquia certa para o seu negócio! Utilize os conhecimentos que obteve neste post e traga sucesso para a sua empresa!

Em caso de dúvidas, não deixe de falar com a Attentive. Será um prazer ajudá-lo!

Mas, antes de ir, confira algumas dicas para melhorar a relação entre franqueado e franqueador!

Sucesso e até a próxima!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.