Como fazer um controle de gastos eficiente?

mulher explicando aos demais formas de ter um controle de gastos eficiente

Compartilhe

Certamente, para uma boa gestão financeira é imprescindível um controle de gastos eficiente do negócio. Pois, não adianta a empresa ter um faturamento alto, se não sabe como os recursos estão sendo aplicados e falta para a movimentação de capital de giro.

Por isso, a Attentive elaborou esse artigo para explicar como uma empresa faz um controle eficiente dos seus gastos. Inclusive, como uma forma de reduzir despesas e otimizar processos. Assim, veja a seguir as principais sugestões para controlar os gastos:

 

1.  Mapeamento de todas as despesas e custos do negócio

Para desenvolver um controle de gastos eficiente do seu negócio, o primeiro passo é mapear com precisão todas as despesas e custos da empresa. Pois, é preciso saber como os recursos estão sendo aplicados e quais os resultados obtidos com essa aplicação.

Para realizar essa avaliação, é interessante classificar as despesas e custos do negócio conforme a sua natureza. Por isso, a separação deve considerar os seguintes critérios:

Custos fixos 

São aqueles custos diretamente ligados ao processo produtivo, mas que são independentes do volume de produção. Por exemplo: salário dos funcionários, manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza fabril. 

Custos variáveis 

São aqueles custos diretamente ligados ao processo produtivo, que sofrem variação conforme altera o volume de produção. Por exemplo: matéria-prima, insumos de produção, horas extras. 

Despesas fixas

São aquelas despesas que ocorrem mensalmente, independente do volume de vendas ou produção. Por isso, são previsíveis e seus valores sofrem pequena ou nenhuma alteração. Por exemplo: aluguel, impostos fixos, taxas bancárias, folha de pagamento, 

Despesas variáveis 

São aquelas despesas que os seus valores são alterados conforme ocorre mudanças no volume de produção e vendas. Por exemplo: comissão de vendedores, fretes e gastos com entregas, combustível dos veículos de vendas.

 

2. Desenvolva um planejamento financeiro para controle de gastos eficiente

Saiba que uma boa forma de obter um controle de gastos eficiente é desenvolvendo um planejamento financeiro para o negócio. Isso porque permite definir as melhores estratégias para direcionar o negócio, além de traçar diretrizes mais assertivas.

De fato, o planejamento financeiro é uma forma eficiente de alinhar os objetivos empresariais com as ações implementadas, em uma visão de longo prazo. Com isso, os resultados são assegurados e a saúde financeira da empresa é mantida.

Veja a seguir um passo a passo para desenvolver um planejamento financeiro eficiente:

  1. Faça um diagnóstico do negócio, identificando a situação atual e os problemas financeiros que necessitam de uma solução assertiva;
  2. Analise as possibilidades para resolver as situações problemáticas e estabeleça metas e objetivos como estratégia de solucionar os problemas;
  3. Adote a ferramenta do fluxo de caixa para monitorar as entradas e saídas de recursos do caixa da empresa;
  4. Faça uma gestão das contas a receber e a pagar, tendo em vista a manutenção do capital de giro para movimentar o negócio com segurança.

 

Dicas para um controle de gastos eficiente 

Para mudar a gestão da empresa e conseguir implementar um controle de gastos eficiente, é preciso ter em vista alguns aspectos que são essenciais. Veja as dicas a seguir:

  1. Separe as finanças pessoais das finanças da empresa;
  2. Melhore a gestão de estoques para evitar excesso ou falta de produtos;
  3. Envolva os colaboradores no processo de mudança a ser implementado;
  4. Faça uma reserva de emergência para garantir a empresa de imprevistos futuros;
  5. Otimize os processos internos e aposte na qualificação dos colaboradores.

Portanto, com as sugestões apresentadas para obter um controle de gastos eficiente, é possível tornar a gestão financeira mais assertiva e melhorar os resultados no longo prazo.

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com a Attentive para maiores esclarecimentos. 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.