Contrato de Franquia – você precisa conhecer esses detalhes!

Compartilhe

Você, empreendedor que já pensou em adquirir uma franquia, já considerou o que deve ser analisado em um contrato de franquia?

Pois, é! Essa é uma dúvida muito comum entre empreendedores que desejam começar a investir em um negócio rentável e com altas chances de dar certo!  E é necessário entender o que deve ser analisado com maior cautela em um contrato de franquia, visto que ele estabelece uma série de diretrizes que devem ser seguidas pelo empreendedor.

Então, vamos conferir juntos?

Contrato de Franquia – o que você precisa analisar

O processo de aquisição funciona, de forma resumida, no seguinte:

Você, empreendedor, decide que franquia você quer investir, após fazer uma pesquisa de mercado e entender qual segmento tem mais a ver com você e suas aptidões, além de verificar o que está em alta.

E é aí que começa a parte mais burocrática – e complexa – do processo – o Contrato de Franquia.

Ele é composto por etapas. O primeiro documento que você receberá será o que é chamado de Pré-Contrato, que é provisório, ainda que contenha elementos-chave do contrato definitivo.

Outro documento que antecede o contrato de franquia final é o COF – Circular de Oferta de Franquias, que estabelece algumas condições gerais do negócio, incluindo as obrigações legais e os deveres do empreendedor para com a franquia, além dos direitos do mesmo. Somente aí o Contrato Final poderá ser assinado, sempre com o máximo de cautela por ambas as partes, já que qualquer elemento que não estiver claro ou que for mal-interpretado poderá resultar em desentendimentos entre franqueado e franqueador, algo que não é bom para ninguém e prejudica os resultados de ambos.

E, por fim, lembre-se: o relacionamento entre franqueados e franqueadores deve ser estreito, transparente e benéfico. Isso porque é com o franqueador que você, empreendedor de franquias, irá negociar detalhes futuros, tirar dúvidas, obter recursos etc.

Portanto, analise cada cláusula do:

  • Pré-Contrato de Franquias;
  • COF – Circular de Oferta de Franquias;
  • Contrato Final.

Dessa forma, você não deverá ter muitas dúvidas a respeito da sua nova franquia, e poderá garantir os seus direitos em caso de alguma crise.

Aproveite e confira algumas dicas sobre como melhorar o relacionamento entre franqueadores e franqueados!

Contabilidade para Franquias – a garantia do seu sucesso

A Attentive é uma empresa especializada na Contabilidade para Franquias e, por isso, entende o que é necessário para levar sua franquia ao sucesso, principalmente no que diz respeito à área legal e financeira do seu negócio. Entendemos a importância de um contrato de franquia com informações objetivas e linguagem clara, bem como a necessidade que franqueados e franqueadores possuem acerca do aprimoramento de relações e da obtenção de resultados expressivos e da eficiência para o trabalho.

E, você, possui alguma dúvida? Saiba que sempre pode contar com a ajuda da Attentive, seja você um empreendedor que ainda pensa em adquirir uma franquia, mas não sabe ao certo, ou alguém que já está decidido, e que acaba de descobrir a importância de se atentar a certos detalhes do contrato de franquia.

Muito sucesso e até a próxima!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.