Franquias de Pet Shop – qual a importância da contabilidade para franquias?

Compartilhe

A contabilidade para franquias é fundamental para o sucesso das empresas que atuam nesse segmento. O profissional da contabilidade tem uma importância muito grande para qualquer negócio, mas as franquias de pet shop demandam um cuidado especial e podem chegar mais longe com o auxílio adequado.

Cada empresa possui as suas particularidades, certo? As empresas de pet shop também possuem suas próprias rotinas internas e contas recorrentes. Por outro lado, as franquias também requerem uma contabilidade diferenciada de uma empresa completamente independente.

Além de ajudá-lo no cumprimento de todas as obrigações legais do seu negócio, a contabilidade para franquias pode se tornar uma grande aliada para que você alcance os melhores resultados. Com as informações geradas pelo seu contador, você consegue entender melhor a sua empresa e tomar decisões assertivas.

Veremos neste artigo qual a importância da contabilidade para franquias e como ela pode ajudar o seu pet shop. Confira.

Cumprimento das obrigações legais

A contabilidade faz parte das atividades de qualquer empresa em razão das exigências legais que são feitas. Todas as pessoas jurídicas devem ser transparentes e mostrar ao poder público a composição do seu patrimônio e todas as movimentações que são realizadas ao longo de um período.

Quem fica responsável por esses registros e por entregar os demonstrativos contábeis e fiscais é a contabilidade. Isso inclui as rotinas fiscais, contábeis, trabalhistas, previdenciárias, entre diversas outras atividades. Tudo para que o empreendedor possa focar no desenvolvimento do seu negócio com tranquilidade.

As particularidades das franquias

As exigências contábeis devem ser seguidas por todas as empresas, porém, as franquias possuem diversas particularidades em relação às demais organizações. Afinal, uma franquia não é uma empresa totalmente independente e utiliza uma marca criada por outra pessoa jurídica.

Essas diferenças exigem um preparo da contabilidade para franquias para que todos os procedimentos contábeis sejam executados da forma correta. Veja as principais particularidades que devem ser observadas:

  • Forma de contabilização da aquisição da franquia de acordo com o contrato entre franqueadora e franqueada;
  • Atualização do valor da franquia de acordo com a sua valorização;
  • Lançamento da participação nos lucros;
  • Diferença no cálculo do Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas.

Geração de informações pela contabilidade para franquias

A contabilidade para franquias pode ir muito além do cumprimento das exigências legais. Apesar do contador ainda ser visto como um mal necessário por muitos empreendedores, ele é um profissional que possui conhecimentos e experiência para gerar informações que serão úteis na gestão e desenvolvimento do seu pet shop.

Você não compreende a composição do lucro ou prejuízo obtido pela sua empresa ao longo de um mês? Enfrenta dificuldades para equilibrar o caixa? Ou então precisa reduzir as despesas operacionais e não sabe por onde começar? Todas essas informações podem ser obtidas através de uma análise das informações contábeis.

Além disso tudo, a contabilidade para franquias também pode realizar um planejamento tributário – que busca reduzir o impacto dos impostos no caixa da sua empresa. Ou seja, você cumpre todas as obrigações fiscais pagando o mínimo possível de acordo com as características do seu negócio.

Vá mais longe com a contabilidade para franquias!

A contabilidade para franquias consegue lidar da melhor forma possível com as principais características das franquias, transmitindo tranquilidade para que você gerencie a sua empresa. Além disso, todas as informações geradas podem mudar a percepção que você possui sobre a sua própria empresa.

Ficou interessado nos serviços prestados pela contabilidade para franquias? Ainda está com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Attentive e deixe o seu comentário! Será um prazer ajudá-lo.

Aproveite e confira 3 dicas para o planejamento financeiro para franquias.

Sucesso e até logo!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.