KPI para Agências de Marketing – O que é e quais monitorar?

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KPI, Sem Isso, Sua Agência Disputa Mercado Com Freelancers – E Seus Clientes Nem Percebem!

Se você tem que ficar suplicando aos seus clientes para que eles enxerguem valor na sua agência de marketing, é porque você ainda não sabe utilizar o KPI ao seu favor!

Se você ocupa um cargo de gestão dentro de uma agência de marketing – ou caso seja o proprietário ou a proprietária dela –, então, você sabe muito bem quais são as suas limitações.

Seja na entrega de materiais e campanhas no prazo, seja na falta de clientes, seja no baixo resultado conquistado para você ou para os seus clientes, sempre existe uma “ponta solta”, alguma coisa que não “pegou”, que fez com suas expectativas diminuíssem em muito.

Bom, também é inegável que o mercado digital é feito de tentativa e erro, tentativa e acerto – assim como qualquer outro –, contudo, e quando as tentativas parecem ser repetitivas até demais? E quando os resultados parecem andar sempre na horizontal – sem apresentar nenhuma melhor?

Nesses casos, é bem provável que a falta de embasamento esteja cegando a sua gestão e, consequentemente, a sua operação.

Desse modo, contar com a definição de uma KPI e o seu acompanhamento não é só o recomendado como também o exigido às agências, uma vez que o home office se tornou padrão e agora quem não mensura, simplesmente, não sabe o que fazer!

Sendo assim, descubra agora, em nossa postagem, o que é o termo KPI e como aplicá-lo à sua agência para que ela cresça e se desenvolva, mesmo que inclusive, remotamente!Confira Nossas Especialidades (1) - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

O que é KPI?

Também conhecido como Indicador-Chave de Desenvolvimento, o Key Performance Indicator é uma métrica utilizada para saber se determinado departamento, atividade, resultado ou ação está atendendo às expectativas.

Assim, é possível determinar metas de maneira mais específica e entender, por meio dos números, o que te gera renda e o que não!

Dessa forma, você começa a corrigir os seus processos internos, e, consequentemente, aquela batalha com o cliente – em busca do real valor da sua agência – começa a dar lugar a uma consciência compartilhada de que:

“Sim, estamos melhorando e sabemos onde iremos chegar!”

Porém, muito foi destacado que a utilização de KPI é importante, mas, afinal, como ela é e como mensurar os seus dados por meio dela?

Exemplos de KPI

Entendemos, por KPI, métrica. Sendo assim, uma KPI pode ser implementada em qualquer setor da sua agência – e o ideal é isso mesmo: que ela esteja em todos.

Contudo, como estamos falando de agência de marketing, vamos citar as mais relevantes:

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) é uma KPI que tem por finalidade identificar o valor total que foi investido para transformar um lead, uma oportunidade ou um visitante em um consumidor, seja para você ou para o seu cliente.

O ideal é ter um custo mínimo, mas isso vai depender muito do quanto de receita esse cliente vai te trazer.

O cálculo dessa KPI é feito da seguinte forma:

CAC = Valor Investido em Marketing e Prospecção / Nº de Clientes Conquistados

Lifetime Value (LTV)

O Lifetime Value (LTV), ou Ciclo de Vida do Cliente, é outra KPI dedica aos seus clientes – ou clientes dos seus clientes – mas que, agora, identifica o quando eles renderam ao seu negócio durante o seu contrato.

O ideal é que eles paguem o seu investimento e gerem lucro à sua agência – não somente faturamento.

O cálculo dessa KPI é feito da seguinte forma:

LTV = Ticket Médio x Nº de Aquisições no Ano x Duração do Contrato

Lucro

E como acabamos de citar, não adianta olhar somente para o faturamento sem considerar o seu lucro sobre cada contrato, sendo assim, é preciso analisar a sua KPI de lucratividade.

O cálculo dessa KPI é feito da seguinte forma:

Lucratividade (%) = Lucro Líquido / Receita Total x 100

E como ter o controle sobre todas essas – e as demais – KPIs?

Para isso, você contar com os nossos contadores especialistas em agências de marketing!

Iremos garantir que suas KPIs financeiras se mantenham positivas, dando a tranquilidade necessária para você na otimização das suas KPIs de produtividades e desempenho!

Sendo assim, se deseja uma assessoria completa, acesse esta página agora mesmo e descubra tudo o que podemos fazer por sua agência: Contabilidade para Agências de Comunicação, Marketing e Publicidade.

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Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

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