Quais são as dificuldades que um franqueado pode enfrentar?

Compartilhe

Você saberia identificar as principais dificuldades que um franqueado pode enfrentar na gestão dos seus negócios?

Embora o franchising seja um dos setores que têm mostrado resiliência e continue a crescer neste ambiente econômico difícil, o setor não é isento de riscos para franqueados e franqueadores.

Os sistemas de franquia são baseados em um modelo comprovado que pode ser replicado com sucesso, com base nisso, esses tipos de negócios costumam ser considerados menos arriscados pelos empreendedores.

No entanto, a realidade é que nenhuma franquia está imune às condições de mercado, e, portanto, os níveis de sucesso variam dependendo do conceito, da força da marca, da gestão e do setor.

Na sequência listamos as principais dificuldades que um franqueado pode enfrentar na gestão dos seus negócios, confira!

1. Falta de capital de giro

Uma das muitas razões pelas quais as empresas falham está relacionada a falta de planejamento e insuficiência de capital de giro.

Embora o caminho para o sucesso de um negócio de franquia possa parecer fácil, ele não funcionará se você não contar com o financiamento adequado.

Os primeiros anos na gestão de uma franquia são geralmente os mais difíceis, pois além de está aprimorando as suas habilidades de gestão e entendendo como funciona a franquia, você também precisará lidar com altos custos iniciais.

No setor de franquia, é sempre importante lembrar de nunca subestimar os custos. Afinal, os franqueadores devem gerar receita suficiente para apoiar infraestruturas, campanhas de marketing, operações comerciais, entre outros itens.

Como pode levar anos para que o negócio de franquia seja capaz de gerar caixa suficiente para sustentar a estrutura do negócio, os empreendedores devem ter capital suficiente para autofinanciar o negócio até esse ponto.

2.Contratação da equipe certa

Ao iniciar qualquer negócio, o empreendedor deve ser capaz de identificar os pontos fortes e fracos da empresa. Uma vez que isso seja conhecido, eles saberão que tipo de pessoas devem contratar para preencher lacunas e eliminar os pontos fracos.

Seus funcionários são o maior patrimônio do seu negócio, sendo fundamental que todos trabalhem juntos para um mesmo objetivo.

Para isso, você precisa incutir a cultura da empresa em seus funcionários e tomar medidas para garantir que eles a adotem também.

3. Menos poder de tomada de decisão

Os proprietários de empresas independentes podem definir os seus produtos e serviços, preços e estratégias gerais para o desenvolvimento de um negócio único.

No entanto, é importante reconhecer que esse não é o caso dos operadores de franquia.

É comum que as franquias tenham promoções, novos produtos e serviços ou esforços de rebranding obrigatórios, independentemente da aceitação do seus franqueados.

Portanto, se você está começando uma franquia com a intenção de ser seu próprio patrão e tentar fazer um nome para si mesmo, a franquia pode não ser a solução que você espera.

Na prática, essas são apenas algumas das dificuldades que um franqueado pode enfrentar, deseja saber mais sobre o assunto?

Continue acompanhando o blog da Attentive Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em franquias!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.