Certamente, para uma boa gestão financeira é imprescindível um controle de gastos eficiente do negócio. Pois, não adianta a empresa ter um faturamento alto, se não sabe como os recursos estão sendo aplicados e falta para a movimentação de capital de giro.
Por isso, a Attentive elaborou esse artigo para explicar como uma empresa faz um controle eficiente dos seus gastos. Inclusive, como uma forma de reduzir despesas e otimizar processos. Assim, veja a seguir as principais sugestões para controlar os gastos:
1. Mapeamento de todas as despesas e custos do negócio
Para desenvolver um controle de gastos eficiente do seu negócio, o primeiro passo é mapear com precisão todas as despesas e custos da empresa. Pois, é preciso saber como os recursos estão sendo aplicados e quais os resultados obtidos com essa aplicação.
Para realizar essa avaliação, é interessante classificar as despesas e custos do negócio conforme a sua natureza. Por isso, a separação deve considerar os seguintes critérios:
Custos fixos
São aqueles custos diretamente ligados ao processo produtivo, mas que são independentes do volume de produção. Por exemplo: salário dos funcionários, manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza fabril.
Custos variáveis
São aqueles custos diretamente ligados ao processo produtivo, que sofrem variação conforme altera o volume de produção. Por exemplo: matéria-prima, insumos de produção, horas extras.
Despesas fixas
São aquelas despesas que ocorrem mensalmente, independente do volume de vendas ou produção. Por isso, são previsíveis e seus valores sofrem pequena ou nenhuma alteração. Por exemplo: aluguel, impostos fixos, taxas bancárias, folha de pagamento,
Despesas variáveis
São aquelas despesas que os seus valores são alterados conforme ocorre mudanças no volume de produção e vendas. Por exemplo: comissão de vendedores, fretes e gastos com entregas, combustível dos veículos de vendas.
2. Desenvolva um planejamento financeiro para controle de gastos eficiente
Saiba que uma boa forma de obter um controle de gastos eficiente é desenvolvendo um planejamento financeiro para o negócio. Isso porque permite definir as melhores estratégias para direcionar o negócio, além de traçar diretrizes mais assertivas.
De fato, o planejamento financeiro é uma forma eficiente de alinhar os objetivos empresariais com as ações implementadas, em uma visão de longo prazo. Com isso, os resultados são assegurados e a saúde financeira da empresa é mantida.
Veja a seguir um passo a passo para desenvolver um planejamento financeiro eficiente:
- Faça um diagnóstico do negócio, identificando a situação atual e os problemas financeiros que necessitam de uma solução assertiva;
- Analise as possibilidades para resolver as situações problemáticas e estabeleça metas e objetivos como estratégia de solucionar os problemas;
- Adote a ferramenta do fluxo de caixa para monitorar as entradas e saídas de recursos do caixa da empresa;
- Faça uma gestão das contas a receber e a pagar, tendo em vista a manutenção do capital de giro para movimentar o negócio com segurança.
Dicas para um controle de gastos eficiente
Para mudar a gestão da empresa e conseguir implementar um controle de gastos eficiente, é preciso ter em vista alguns aspectos que são essenciais. Veja as dicas a seguir:
- Separe as finanças pessoais das finanças da empresa;
- Melhore a gestão de estoques para evitar excesso ou falta de produtos;
- Envolva os colaboradores no processo de mudança a ser implementado;
- Faça uma reserva de emergência para garantir a empresa de imprevistos futuros;
- Otimize os processos internos e aposte na qualificação dos colaboradores.
Portanto, com as sugestões apresentadas para obter um controle de gastos eficiente, é possível tornar a gestão financeira mais assertiva e melhorar os resultados no longo prazo.
Se ficou interessado no assunto, entre em contato com a Attentive para maiores esclarecimentos.