Como saber se uma franquia vale a pena?

Compartilhe

Como avaliar e saber se uma franquia vale a pena? Pensando em abrir uma franquia, mas não sabe por onde começar e como avaliar esse tipo de negócio?

Nesse conteúdo, a Attentive, sua contabilidade especializada em franquias aponta lista algumas dicas e pontos importantes que precisam ser levados em consideração no momento de avaliar uma franquia, confira!
1.Pesquise a história e avalie a estrutura da franquia
O ponto de partida da sua análise e avaliação, consiste em uma importante pesquisa sobre a história e a estrutura da franquia, incluindo a sua presença e aceitação no mercado nacional.

Acesse o site institucional da franquia e procure referências a respeito dos proprietários e do histórico de crescimento e expansão da marca.

Verifique também a estrutura e o apoio fornecido pela franquia ao franqueado para o desenvolvimento dos negócios, incluindo treinamentos e orientações para montagem do negócio.

2.Verifique a reputação da franquia
Antes de escolher uma franquia para investir, verifique a aceitação da marca no mercado e o índice de satisfação dos clientes.

A franquia em questão possui boa penetração no mercado? Qual a reputação da marca? O que os clientes estão dizendo sobre ela na internet?

Consulte sites especializados e até mesmo a rede social da marca, procurando avaliar o índice de satisfação dos clientes com a franquia em questão.

Evite empresas que estão recebendo um grande número de reclamações, pois isso poderá impactar nos resultados dos seus negócios como franqueado.
3.Visite unidades da franquia
Uma das melhores formas de avaliar uma franquia consiste na visitação de suas unidades. Procure visitar algumas franquias da marca em análise e avalie processos como estrutura, produtos e qualidade do atendimento.

Se possível, converse informalmente com alguns clientes e verifique a concepção deles sobre a franquia em questão.

Uma estrutura que garanta a qualidade do atendimento aos clientes é fundamental para o sucesso de uma franquia e suas lojas franqueadas.
4.Veja a opinião dos atuais franqueados
Se possível, procure conversar com franqueados ou até mesmo ex-franqueados da marca, veja o que cada um deles tem a dizer e tire suas próprias conclusões.

Nada melhor do que ouvir de quem já trabalhou ou trabalha com determinada franquia sobre o relacionamento com a franqueadora e os resultados alcançados.
5.Avalie a Circular de Oferta e os custos
Por fim, avalie a Circular de Oferta apresentada pela franquia.

A Circular de Oferta de Franquia – COF, é um documento de grande importância para a análise e avaliação do franqueado. Nesse documento você encontrará dentre outras, as seguintes informações:

História da franquia;
Informações sobre a marca;
Descrição geral dos negócios e produtos;
Obrigações do franqueado;
Padrão das instalações;
Investimento inicial;
Taxas cobradas pela franquia;
Condições de suporte e treinamento;
Dentre outras informações.

Tenha atenção especial com os custos envolvidos no negócio, incluindo:

Investimento Inicial;
Taxa de Franquia;
Taxa de Royalties;
Taxa de Sistema;
Taxa de Propaganda.

Conhecer todos os custos envolvidos será essencial para avaliação da lucratividade da franquia.

Pensando em abrir uma franquia? Deseja saber mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas? Conte com a Attentive Contabilidade, a sua assessoria contábil especializada em franquias.

Com larga experiência neste segmento, a Attentive Contabilidade conta com um time de profissionais altamente capacitados para sanar todas as suas dúvidas sobre o processo de avaliação e abertura da sua franquia.

Não perca mais tempo, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.