Indicadores de desempenho – Descubra com esses números como anda sua agência de marketing!

Compartilhe

Entenda como os indicadores de desempenho podem colocar a sua agência de marketing em outro patamar e fazer com que você crie valor aos serviços prestados!  

Para iniciarmos este artigo, vou deixar aqui uma afirmação de Philip Kotler – ou, como é comumente chamado, o Pai do Marketing. Sobre ela, espero que reflita e entenda, antes mesmo de explicarmos o que são os indicadores de desempenho, a importância de implementar esta análise na sua agência de marketing:

“O marketing está se tornando mais uma batalha baseada em informações do que uma batalha baseada no poder de vendas”. 

A frase citada acima é datada do ano de 2000. Agora, pense você em quantas mudanças têm ocorrido no marketing nos últimos 20 anos… se há tanto tempo o marketing estava se tornando uma batalha baseada em informações, podemos dizer que, hoje, sua essência é a informação. Afinal de contas, tudo ao seu redor evoluiu; as tecnologias evoluíram e com elas o embasamento para mensuração de resultados. 

Desta maneira, é possível citar ainda mais uma frase do grande Philip Kotler:

“Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”.

Mas como saber se você está encantando seus clientes sem precisar falar diretamente com eles? 

Sendo assim, hoje, preparamos este artigo para que você, profissional do marketing – ou, se preferir, encantador de clientes -, entenda a importância dos indicadores de desempenho e conheça suas principais funções em relação ao desenvolvimento da sua agência de marketing. 

E então, vamos lá? 

Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades (1) - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são, basicamente, utilizados para que as empresas de marketing consigam mensurar o desempenho das suas campanhas e, é claro, os resultados gerados por elas.

Sendo assim, podemos dizer que os indicadores de desempenho tem um papel vital no crescimento da agência, uma vez que sem o entendimento dos resultados torna-se cada vez mais difícil mostrar ao seus clientes que as estratégias utilizadas têm sido eficazes e capazes de gerar mais oportunidades, bem como melhorar o branding geral da empresa contratante.

Para além do já citado, através do entendimento dos indicadores de desempenho torna-se simples efetivar os esforços e direcioná-los – juntamente com os investimentos – para onde sejam mais assertivos a fim de melhorar a performance da empresa.

Visto isso, a utilização destes indicadores é a melhor maneira de mensurar os resultados dos esforços direcionados aos clientes da sua agência de marketing. 

Mas quais são os principais indicadores? Continue com a gente até o final e vamos mostrar a você!

Principais indicadores de desempenho para agências de marketing

Existe uma gama enorme de indicadores de desempenho que podem – e em geral devem – ser utilizados por uma agência de marketing. Contudo, é preciso ter em mente que alguns deles são mais conhecidos pela maneira simplista e exata de apresentar os resultados que uma determinada conta tem.

Métricas

A métrica, de maneira resumida, é todo indicador que tem como foco principal mensurar o desenvolvimento e a performance de uma determinada ação, seja ela uma campanha ou estratégia. 

Visto isso, é preciso deixar claro que, em aspectos gerais, as métricas são mais utilizadas no campo do marketing digital. Afinal, através delas é possível medir o engajamento dos usuários, assim como a taxa de conversão e outras informações extremamente importantes que devem ser de conhecimento de toda a equipe e, é claro, deverão ser apresentadas ao cliente.

OKR – Objectives and Key Results

Antes de explicar a fundo o que são as OKRs, vamos esclarecer o fato de que, na realidade, este não é somente um indicador de desempenho, mas uma forma avançada de gestão. Através dela, sua agência de marketing define os objetivos almejados e os resultados-chave necessários para alcançar este objetivo.

Desta forma, este indicador pode ser utilizado tanto no âmbito da gestão geral de resultados da empresa quanto como um indicador de desempenho de uma determinada campanha em específico.

KPI – Key Performance Indicator

Este, sem dúvida alguma, você já deve ter ouvido falar, não é mesmo?

Os KPIs – ou Indicador Chave de Desempenho – é a maneira mais utilizada para medir o sucesso de uma campanha específica ou de um empreendimento como um todo. Através desta ferramenta é possível estabelecer quais objetivos da ação foram alcançados e definir estratégias para que seja possível alcançar os demais e entregar os resultados que o cliente espera.

E então, o que achou das informações? Foram úteis?

Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.